Start&stop é um liga e desliga que prejudica a bateria?

Um sistema que liga e desliga o motor do automóvel pode causar preocupações aos motoristas que pensam na bateria

botao start stop portal 1
Para segurar a carga, há sensores que percebem se a bateria está fraca e o sistema desativado (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/11/2022 às 21h02

Para reduzir consumo e emissões no trânsito urbano cada vez mais automóveis vêm com o sistema start&stop, que desliga o motor quando o carro para e o liga quando percebe que o motorista quer arrancar.

VEJA TAMBÉM:

E pra isso, esses automóveis já vem preparados com uma bateria mais poderosa e motor de arranque e alternador que recarrega a bateria, também reformados para dar conta dessa super solicitação.

Mas a dúvida de alguns motoristas é: “mas se a bateria estiver fraca, como é que ela vai virar o motor de arranque tantas vezes seguidas?”

Essa foi também uma preocupação dos engenheiros que projetaram o start&stop. Para isso há sensores que percebem se a bateria está fraca e o sistema desativado, se o carro ficou parado muito tempo e a temperatura interna subiu, porque o ar-condicionado também desligou, se tem uma porta aberta ou várias outras situações em que, por uma questão de segurança, o start&stop é automaticamente desligado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 9 de novembro de 2022

O custo de reforço de fiação, bateria, alternador e motor de arranque é muito maior e não compensa para uma economia marginal, na minha opinião. Fará 0,1 km/l a mais? Diminui 1% da poluição? Estou chutando números, mas deve ser por aí…

Avatar
Rodolfo 9 de novembro de 2022

Dizem que a verdadeira função de start-stop não é economia de combustível, mas sim diminuir a poluição. Assim creio que a vida útil do motor flex pode ser reduzida, considerando que o virabrequim trabalha em um mancal hidrodinâmico em que sobre a cada partida e desligamento do motor.

Avatar
juquinha das nevis 13 de novembro de 2022

vei no chutometro…..

Avatar
Francisco Luzimar C. Lima 2 de janeiro de 2023

O maior custo nesse besteirol todo é a diminuição da vida útil do motor de partida, que vai custar muito mais que os minguados mililitros de gasolina economizados em cada parada..

Avatar
Deixe um comentário