Tração integral fora das estradas de terra? Sim!

O sistema ajuda o motorista a passar por trechos escorregadios com tranquilidade; não só nas estradas de terra, mas no asfalto também

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Por Boris Feldman
Publicado em 03/07/2018 às 10h35

Se o consumidor entra num show-room da concessionária para comprar um carro zero quilômetro e o vendedor oferece um com tração nas quatro rodas, a primeira reação é negativa: argumenta que não tem necessidade de “jipe”, não tem sítio, fazenda nem roda jamais em estradinha secundária que possa eventualmente exigir tração integral quando a terra vira lama.

Mas, o vendedor tem a contra-argumentação na ponta da língua: diz que tração integral não existe apenas para lama (ou neve, em outros países). Que comprovadamente oferece uma segurança extra também no asfalto, principalmente quando chove. Tem algum fundamento técnico este argumento?

Sim: basta dirigir um automóvel 4×4 no asfalto molhado para se perceber nitidamente que o carro tem dirigibilidade muito melhor. Prova disso é que a marca alemã Audi se notabilizou exatamente pela tração nas quatro rodas em seus automóveis de rali. Ela cansou de dar um baile em outras marcas nos mais famosos campeonatos europeus. Decidiu então equipar seus carros de série com tração integral e mantem o sistema como opcional em toda sua gama de modelos até hoje. Não são os utilitários esportivos, é toda a linha de modelos sofisticados, de alto desempenho e projetados para o asfalto. São caracterizados como “Quattro”.

Boris explica por que motivo a tração integral é um ótimo opcional também para os motoristas que não se aventuram a dirigir na lama.

Além da Audi, várias outras marcas europeias (e asiáticas) decidiram oferecer o sistema de tração 4×4 em seus automóveis, exatamente por conferir uma estabilidade superior, principalmente no piso molhado. É a chamada tração integral “On Demand”: normalmente o carro roda com tração simples, dianteira ou traseira. Quando os sensores eletrônicos percebem que alguma roda começa a deslizar, engata automaticamente a tração nas quatro rodas. É claro que, além de deixar o carro muito mais seguro no asfalto, este sistema também ajuda a vencer trechos escorregadios nas estradas com lama.

Imagem Audi | Divulgação

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Vitor M O Silva 1 de fevereiro de 2024

Bom dia. Tenho um Renegade TH 23/24 e uma dúvida que ainda não foi esclarecida nem com a CSS: posso rodar em asfalto em 4×4 LOCK sem correr qualquer risco mecânico? Sei que rodando em AUTO o sistema compartilha a tração dianteira com o eixo traseiro quando necessário, como sob chuva por exemplo. Isso me faz imaginar que, nessa situação, o 4×4 roda conforme o projeto de tração do Jeep. No 4×4 LOCK também é assim? Obrigado

AutoPapo
AutoPapo 2 de fevereiro de 2024

Olá, Vitor. Tudo bem? Consultamos a Jeep sobre a sua dúvida e a resposta foi que “pode rodar com o 4×4 LOCK ativado, não haverá risco para a mecânica do sistema. Esta função permite que o eixo cardã esteja sempre conectado para uma resposta mais rápida da disponibilidade de torque nas rodas traseiras (4×4) quando necessário”

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Vitor M. O. Silva 2 de fevereiro de 2024

Muito obrigado pelas explicações

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