Tranco no câmbio automático: saiba como evitar

Tranco ao tirar a alavanca do câmbio automático do "P" não é algo natural. Isso está acontecendo por causa de um mau hábito do motorista

Por Boris Feldman20/09/18 às 06h15

O tranco no câmbio automático, que ocorre ao se tirar a alavanca do “P”, é causado por um mau hábito do motorista. Saiba como evitá-lo.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte nosso diz que tem um carro automático e quando ele tira alavanca do “P”, de parking, o câmbio dá um tranco. Ele pergunta se isso é natural? Não é natural. Isso está acontecendo porque o motorista dependura o carro estacionado, numa subida ou descida, na caixa de marchas. E por isso o tranco quando se tira do P, de parking.

E como é que se evita isso? Ao estacionar o automóvel automático numa ladeira, primeiro deve-se acionar o freio de estacionamento, depois coloca-se a alavanca em “P”. Ao voltar e sair com o carro, o contrário: primeiro tira a alavanca do “P”, para depois soltar o freio de estacionamento. Em resumo: para se imobilizar um carro automático na ladeira deve-se usar o freio de estacionamento e depois engatar o “P” no câmbio, como um recurso adicional de segurança. É assim que se evita o tranco no câmbio, ao tirar alavanca do parking.

tranco no câmbio automático
Foto Jeep | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Hugo Moreira 29 de setembro de 2020

    Bom dia! Preciso de ajuda. Tenho um arrizo 5 2020 comprado em 12 de agosto de 2020 e toda vez que ligo o carro e passa a marcha pela ré e as outras também até chegar ao D ele dá um tranco. Balançando em rodas. O câmbio ê CVT de 7 marchas e no dia que peguei o carro solicitei ao chefe da mecânica da concecionaria que me explicasse o motivo de ocorrido mas a explicação não me convenceu. Ainda levei outra vez o carro por outro motivo é mais uma vez reclamei e não fiquei satisfeito. Gostaria que me apresentassem por favor
    Obrogado

    • Avatar
      Hugo Moreira 10 de outubro de 2020

      Preciso de uma opinião sobre o assunto a cima. Obrigado

  • Avatar
    Celio Evaristo 21 de junho de 2020

    Tenho uma AudiA4 Turbo 1.8 2008, quando vou arrancar ela está dando tranco, por favor alguém pode é ajudar?

  • Avatar
    Jose luiz Silva 21 de setembro de 2019

    Acabei de comprar uma livina 2013 automático quando estou dirigindo piso no freio em um cruzamento ela para em seguida da um empulso pra frente como si eu tivesse acelerado alguém pode me ajudar para saber o que está acontecendo obrigado

  • Avatar
    Márcia Cristina de Tommaso 17 de julho de 2019

    Tenho um C3 1.6 16v automático 2009.
    Ele dá tranco quando eu tenho q frear o carro em um farol ou mesmo no trânsito parado e às vezes quando vou estacionar de ré, a mesma tem dificuldade para entrar, o q pode ser?

  • Avatar
    Thyago washington gonçalves silva ramos 17 de abril de 2019

    Justamente o que estava acontecendo comigo, tenho um corolla 2012 xei, minha garagem tem um leve declinio e estava fazendo da forma errada. Pois quando ia tirar do P ele dava um tranco tanto quando ia mudar para a rè neutro ou S-D, ai tirei o carro para fora fiz da maneira que foi citado na materia acabou o tranco, depois estacionei na garagem em declinio de novo e fiz como explicado acabou o problema, matéria nota 1000, quando a pessoa entende do assunto com poucas palavras ajuda muito, estava preocupado ja achabdo que seria problemas no cambio. Obrigado abraços.

    • Avatar
      DANIELA ROCHA FELIPPE DA SILVA 12 de novembro de 2019

      EU TENHO UM KICKS 2019 PEGUEI ZERO E MINHA GARAGEM EM DECLINADA, E QUANDO IRIA MUDAR A MARCHA , PARA “D” OU “R” DAVA O TRANCO, AGORA EU COLOCANDO O CARRO NO “N”, PUXANDO O FREIO DE MÃO E SÓ DEPOIS COLOCANDO NO “P” NÃO DA MAIS O TRANCO, ADOREI A MATÉRIA, SIMPLES E MUITO BEM EXPLICADO, OBRIGADA

  • Avatar
    Rogério 17 de março de 2019

    Mas se isso já está acontecendo,o que devo fazer?

  • Avatar
    Edson Godoy 23 de fevereiro de 2019

    Por favor, serás que vocês podem me ajudar?
    sou deficiente físico e tenho uma explorer 97 com o cambio 5r55e e não estou conseguindo resolver o problema.
    uma ocasião por negligencia, em um estacionamento me quebraram uma arruela de borracha que serve de amortecedor dentro do pacote dos discos. Após trocar ela ficou normal novamente, mas a começou a vazar óleo no pino do seletor e no anel do conversor de torque e sendo assim. tiramos o cambio para eliminar o vazamento e aproveitamos e trocamos o chicote.
    agora ela dá tranco quando engata ré e D. e quando vai trocar de 2ª para 3ª só muda a marcha quando desacelera e quando vai parar que vai reduzir a marcha ela da tranco também e parece ser na mesma marcha. já tentei regular a cinta de tudo quanto foi forma. O raster acusa essa regulagem de cinta?
    Tenho esse carro porque não consigo comprar outro e muito menos pagar para consertar. Eu que monto e desmonto com um único braço com auxilio de um mecânico que tiraele para mim.
    Será que alguém encarecidamente poderia me dar uma orientação!
    Fico muito agradecido.

  • Avatar
    jose rocha neiva 6 de dezembro de 2018

    Teresina pi 06/12/2018
    Boa tarde tenho um carro CRETA por sinal um carro bom mas apresentou um problema quando paro em um sinal e vou sair ele parece não engatar a marcha e de momento engata isso causa um desconforto grade ja levei na concessionaria 3 vezes e não resolveram o problema mesmo porque não e toda vez que faz isso ai eles dizem que e difisil saber o que e. voces podem me dizer o que e isso

  • Avatar
    Loli Fernandez 28 de setembro de 2018

    Obrigado a todos pelo comentario, comprei a pouco tempo um automatico e já tinha sentido esse problema. Agora o colocarei em pratica ..

  • Avatar
    LAÉRCIO 20 de setembro de 2018

    Exato – o mesmo procedimento vale para carros com câmbio manual – primeiro o freio de mão, e por último engate uma marcha (1ª ou ré).

  • Avatar
    Anderson Vançan 20 de setembro de 2018

    Quando adquiri meu primeiro carro automático, ao levá-lo para fazer a revisão o mecânico me passou a seguinte orientação: ao estacionar o carro, pise no pedal do freio, coloque a alavanca no N (neutro), acione o freio de mão, tire o pé do freio e deixe o carro “acomodar” e somente depois coloque no P, assim todo o sistema desacopla e não sobrecarga a caixa de marchas!

    • Avatar
      Junior 20 de setembro de 2018

      Você deveria ter escrito a matéria. Muito bom.

      • Avatar
        Rodrigo 20 de setembro de 2018

        Concordo… já ia comentar que a matéria não está completa (pra não dizer errada)… Em ladeiras, se não seguir o procedimento sugerido pelo “ANDERSON VANÇAN” o peso do carro recai sobre o câmbio ao soltarmos o freio depois de colocar em “P”.
        Tomara que os iniciantes nesse tipo de câmbio leiam os comentários depois da matéria para não terem surpresas desagradáveis.

    • Avatar
      Armando Tanaka 20 de setembro de 2018

      Exatamente como o Anderson explicou, quando estacionar não deve colocar no P sem passar pelo N e freio de mão, acontece também com o câmbio manual, se faz a operação de forma incorreta o câmbio da um tranco.

    • Avatar
      Gustavo 20 de setembro de 2018

      Parabéns Anderson. É exatamente o que tenho mente. Apenas complementando: ao retornar para sair, deve-se acionar a partida, pisar no pedal do freio, colocar em N e, com o pé ainda no pedal do freio, destravar o freio de mão. Em seguida, colocar em D ou R, conforme a necessidade.

Avatar
Deixe um comentário