Tranco no câmbio automático: saiba como evitar
Tranco ao tirar a alavanca do câmbio automático do "P" não é algo natural. Isso está acontecendo por causa de um mau hábito do motorista
Por Boris Feldman 20/09/18 às 06h15Tranco ao tirar a alavanca do câmbio automático do "P" não é algo natural. Isso está acontecendo por causa de um mau hábito do motorista
Por Boris Feldman 20/09/18 às 06h15O tranco no câmbio automático, que ocorre ao se tirar a alavanca do “P”, é causado por um mau hábito do motorista. Saiba como evitá-lo.
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte nosso diz que tem um carro automático e quando ele tira alavanca do “P”, de parking, o câmbio dá um tranco. Ele pergunta se isso é natural? Não é natural. Isso está acontecendo porque o motorista dependura o carro estacionado, numa subida ou descida, na caixa de marchas. E por isso o tranco quando se tira do P, de parking.
E como é que se evita isso? Ao estacionar o automóvel automático numa ladeira, primeiro deve-se acionar o freio de estacionamento, depois coloca-se a alavanca em “P”. Ao voltar e sair com o carro, o contrário: primeiro tira a alavanca do “P”, para depois soltar o freio de estacionamento. Em resumo: para se imobilizar um carro automático na ladeira deve-se usar o freio de estacionamento e depois engatar o “P” no câmbio, como um recurso adicional de segurança. É assim que se evita o tranco no câmbio, ao tirar alavanca do parking.
Bom dia! Preciso de ajuda. Tenho um arrizo 5 2020 comprado em 12 de agosto de 2020 e toda vez que ligo o carro e passa a marcha pela ré e as outras também até chegar ao D ele dá um tranco. Balançando em rodas. O câmbio ê CVT de 7 marchas e no dia que peguei o carro solicitei ao chefe da mecânica da concecionaria que me explicasse o motivo de ocorrido mas a explicação não me convenceu. Ainda levei outra vez o carro por outro motivo é mais uma vez reclamei e não fiquei satisfeito. Gostaria que me apresentassem por favor
Obrogado
Preciso de uma opinião sobre o assunto a cima. Obrigado
Tenho uma AudiA4 Turbo 1.8 2008, quando vou arrancar ela está dando tranco, por favor alguém pode é ajudar?
Acabei de comprar uma livina 2013 automático quando estou dirigindo piso no freio em um cruzamento ela para em seguida da um empulso pra frente como si eu tivesse acelerado alguém pode me ajudar para saber o que está acontecendo obrigado
Tenho um C3 1.6 16v automático 2009.
Ele dá tranco quando eu tenho q frear o carro em um farol ou mesmo no trânsito parado e às vezes quando vou estacionar de ré, a mesma tem dificuldade para entrar, o q pode ser?
Justamente o que estava acontecendo comigo, tenho um corolla 2012 xei, minha garagem tem um leve declinio e estava fazendo da forma errada. Pois quando ia tirar do P ele dava um tranco tanto quando ia mudar para a rè neutro ou S-D, ai tirei o carro para fora fiz da maneira que foi citado na materia acabou o tranco, depois estacionei na garagem em declinio de novo e fiz como explicado acabou o problema, matéria nota 1000, quando a pessoa entende do assunto com poucas palavras ajuda muito, estava preocupado ja achabdo que seria problemas no cambio. Obrigado abraços.
EU TENHO UM KICKS 2019 PEGUEI ZERO E MINHA GARAGEM EM DECLINADA, E QUANDO IRIA MUDAR A MARCHA , PARA “D” OU “R” DAVA O TRANCO, AGORA EU COLOCANDO O CARRO NO “N”, PUXANDO O FREIO DE MÃO E SÓ DEPOIS COLOCANDO NO “P” NÃO DA MAIS O TRANCO, ADOREI A MATÉRIA, SIMPLES E MUITO BEM EXPLICADO, OBRIGADA
Mas se isso já está acontecendo,o que devo fazer?
Por favor, serás que vocês podem me ajudar?
sou deficiente físico e tenho uma explorer 97 com o cambio 5r55e e não estou conseguindo resolver o problema.
uma ocasião por negligencia, em um estacionamento me quebraram uma arruela de borracha que serve de amortecedor dentro do pacote dos discos. Após trocar ela ficou normal novamente, mas a começou a vazar óleo no pino do seletor e no anel do conversor de torque e sendo assim. tiramos o cambio para eliminar o vazamento e aproveitamos e trocamos o chicote.
agora ela dá tranco quando engata ré e D. e quando vai trocar de 2ª para 3ª só muda a marcha quando desacelera e quando vai parar que vai reduzir a marcha ela da tranco também e parece ser na mesma marcha. já tentei regular a cinta de tudo quanto foi forma. O raster acusa essa regulagem de cinta?
Tenho esse carro porque não consigo comprar outro e muito menos pagar para consertar. Eu que monto e desmonto com um único braço com auxilio de um mecânico que tiraele para mim.
Será que alguém encarecidamente poderia me dar uma orientação!
Fico muito agradecido.
Teresina pi 06/12/2018
Boa tarde tenho um carro CRETA por sinal um carro bom mas apresentou um problema quando paro em um sinal e vou sair ele parece não engatar a marcha e de momento engata isso causa um desconforto grade ja levei na concessionaria 3 vezes e não resolveram o problema mesmo porque não e toda vez que faz isso ai eles dizem que e difisil saber o que e. voces podem me dizer o que e isso
Obrigado a todos pelo comentario, comprei a pouco tempo um automatico e já tinha sentido esse problema. Agora o colocarei em pratica ..
Exato – o mesmo procedimento vale para carros com câmbio manual – primeiro o freio de mão, e por último engate uma marcha (1ª ou ré).
Quando adquiri meu primeiro carro automático, ao levá-lo para fazer a revisão o mecânico me passou a seguinte orientação: ao estacionar o carro, pise no pedal do freio, coloque a alavanca no N (neutro), acione o freio de mão, tire o pé do freio e deixe o carro “acomodar” e somente depois coloque no P, assim todo o sistema desacopla e não sobrecarga a caixa de marchas!
Você deveria ter escrito a matéria. Muito bom.
Concordo… já ia comentar que a matéria não está completa (pra não dizer errada)… Em ladeiras, se não seguir o procedimento sugerido pelo “ANDERSON VANÇAN” o peso do carro recai sobre o câmbio ao soltarmos o freio depois de colocar em “P”.
Tomara que os iniciantes nesse tipo de câmbio leiam os comentários depois da matéria para não terem surpresas desagradáveis.
Exatamente como o Anderson explicou, quando estacionar não deve colocar no P sem passar pelo N e freio de mão, acontece também com o câmbio manual, se faz a operação de forma incorreta o câmbio da um tranco.
Parabéns Anderson. É exatamente o que tenho mente. Apenas complementando: ao retornar para sair, deve-se acionar a partida, pisar no pedal do freio, colocar em N e, com o pé ainda no pedal do freio, destravar o freio de mão. Em seguida, colocar em D ou R, conforme a necessidade.