Treadwear: fundamental, mas o Inmetro deixou passar

O principal medidor de durabilidade do pneu foi deixado de lado pelo órgão fiscalizador e não é obrigatório no Brasil

pneu inmetro portal
E ele é obrigatório nos Estados Unidos onde o é padrão é o número 100 (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/09/2022 às 07h32

Os pneus vendidos no Brasil já devem, obrigatoriamente, ostentar a etiqueta do Inmetro com resistência ao rolamento, atrito do piso molhado e nível de ruído. Ou seja, o Inmetro errou mais uma vez ao não exigir o índice referencial de durabilidade chamado Treadwear, que é a característica que mais interessa quem está comprando um pneu.

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Claro que a durabilidade depende de dezenas de fatores, mas dá pra estabelecer uma referência entre um pneu e outro. E ele é obrigatório nos Estados Unidos, por exemplo, onde o é padrão é o número 100. Mas ele vai de 70 a 700, se ele roda menos ou mais que o padrão estabelecido.

No Brasil, o pneu só tem o Treadwear ostentado na banda lateral se ele for também exportado para os Estados Unidos. Pois o Inmetro permitiu que as fábricas escondam essa informação do nosso consumidor.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Andréa Gonçalves da cruz 7 de setembro de 2022

Dentro órgão qualquer coisa que entrar lá o Inmetro vai tirar o deles da reta o povo lá dentro não trabalha eles não gosta de fazer nada as auditorias são todas erradas.

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