Três cilindros: é tão bom que japonês já faz há décadas

Criticado por palpiteiros, motor três cilindros é eficiente, durável e está na indústria japonesa desde os anos 1970

motor 3 cilindros toyota portal
Detalhe de um motor Toyota de três cilindros (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/10/2023 às 07h02
Atualizado em 10/11/2023 às 15h59

O que não falta são palpiteiros de plantão para criticar o motor de três cilindros, que é uma das boas novidades da indústria automobilística. E arrematam seus palpites errados com um argumento que imaginam ser avassalador.

VEJA TAMBÉM:

  • Se fosse bom, japonês estaria fabricando. Pois ignoram a quantidade de modelos japoneses tricilíndricos. Entre eles até um que veio para o Brasil, o Suzuki Swift 1.0 e uma pilha de modelos com um motor de 660 centímetros cúbicos.
  • Pois existe um incentivo para isso, todos três cilindros, alguns aspirados, outros turbinados. E também motores da Honda e da Toyota, inclusive o Yaris esportivo, o GR, com cerca de 300 cv.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
55 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
3 cilindros é bomba sim 13 de novembro de 2023

Palpiteiro é este jornalista de meia tijela… Os carros japoneses eram bem pequenos, super leves…. E não os carros de 1.400 KG q estão colocando usando estes motores atualmente. São motores que vão dar problema sim! Já estão dando problemas! Basta pesquisar no Youtube! Se vce quer comprar com 3 cilindros, compre. Mas saiba q a revenda poderá ser bem complicada.

Avatar
3 cilindros é bomba sim 13 de novembro de 2023

Tigela*

Avatar
Gabriel 12 de outubro de 2023

Não dá para colocar a culpa nos donos, o problema está no projeto. Quando se reduz a quantidade de material em um motor, a tendencia é que o motor aqueça muito rápido e exija um controle de temperatura mais rápido e preciso, e pelo visto as montadoras não estão acertando no projeto desses componentes. Além disso, a robustez das peças diminuiu, e foram implementadas soluções de engenharia que dificultam a manutenção e comprometem a reparabilidade dos motores. Antigamente, os motores rodavam 20 mil KM sem trocar o óleo, mas hoje, se o óleo não for trocado com 5 mil KM, os motores sofrem danos irreversíveis.

Avatar
Carlos 12 de outubro de 2023

Também tenho um ford ka 3 Cilindros, está com 80 mil Km, nunca deu problema, a questão da durabilidade depende do tipo de óleo que está usando, não basta ser 5w30, tem que ser na especificação indicada no manual. O problema destes motores é que a manutenção tem que ser rigorosa. Lembrando que alguns motores maiores, em breve passarão pelo mesmo problema, terão sua engenharia alterada para atender a legislação, ou se tornarão hibridos. De manutenção extremamente cara.

Avatar
Sergio 12 de outubro de 2023

Pois eu afirmo que motor três cilindros não presta, é descartável qualquer problema de aquecimento perde o motor inteiro não tem retifica pois danifica todo motor incluindo maioria dos sensores e controladores um motor desses não sai por menos de 15 mil pra fazer e não fica bom ,tem que correr atrás de outro motor ou novo ou usado,no caso do novo o valor é igual ao do carro todo

Avatar
Hélio 12 de outubro de 2023

Palpiteiro

Avatar
EDISON MUNHOZ 11 de outubro de 2023

Também prefiro motores com um número par de cilindros.Mas daí dizer que os de três cilindros não prestam é outro estória. Tomar como base para análise um FORD -K é brincadeira, estamos falando de carros, não de velocipedes.

Avatar
José Augusto 11 de outubro de 2023

Sim meu amigo, é tenso. Já no UP o motorzinho até que não é ruim. Mais o carro é bem mais leve.

Avatar
Adner 12 de outubro de 2023

O problema não é ser 3 cilindros e sim a forma q é fabricado ( incluindo a matéria prima). Já vi prisioneiros de mancais de tracker , onix , (1 .4 turbo)espanados, biela quebrando, pistão explodindo, etc.. Ao meu ver foi feito p não durar muito mesmo. Comparar esses 3 cilindros genéricos com os motores da Toyota é demais…

Avatar
Mister Gasosa 11 de outubro de 2023

Meu cunhado comprou um Ford Ka 1.0-L, 3 cilindros, ano 2020 com 70.000 km rodados e 1 ano de uso. Com uns 80.000 km o rolamento esticador da correia dentada começou a fazer barulho. Teve que rocar correia dentada e rolamento esticador, o estranho é que essa correia banhada a óleo a Ford diz que passa dos 100.000 km.
Ele comprou este carro em Concessionária Fiat, e só faz revisões na Fiat.
Só o tempo vai dizer se essa correia banhada em óleo é a melhor solução do que correia convencional, ou seja, externa ao cárter de óleo. Melhor seria mesmo corrente de comando.

Avatar
Rafael 11 de outubro de 2023

Boris e a tradicional arrogância. Mecânicos e especialistas em retífica agora são meros palpiteiros. Gosto do conteúdo, mas é cada pérola que sai de vez em quando…
Em tempo, sei das vantagens de eficiência e desempenho, mas esses motores 3 cilindros estão muito longe de serem bons assim.

Avatar
Gabriel 12 de outubro de 2023

As correias banhadas a óleo são uma medida deliberada das montadoras para diminuir a vida útil dos motores e prender o consumidor na rede autorizada para realizar trocas de óleo frequentes e caras. A corrente de comando teoricamente vem para resolver isso, mas o problema é que o projeto tem que ser muito bem feito para que o sistema dure de fato toda a vida útil do motor. As únicas correntes que são bem projetadas e não dão defeito com frequência são as da toyota, mas se a sua vier “premiada”, o conserto fora da garantia vai custar uma fortuna de qualquer jeito. A melhor solução é uma correia seca, inspecionável e fácil de trocar, instalada em um motor sem interferência.

Avatar
Mister Gasosa 13 de outubro de 2023

O problema da correia dentada é o custo da mão de obra. Já a corrente de comando se for bem dimensionada vai passar dos 100.000 km.

Avatar
Joaquim moura 20 de outubro de 2023

Você é o Gabriel Hasse?

Avatar
Alexandre 11 de outubro de 2023

Não e que motor de 3 cilindros seja bom, mas sim o custo de fabricação que é bem menor. E os fabricantes no jogam para perder.

Avatar
Valter 11 de outubro de 2023

Boris sendo Boris. Motor 3 cilindros não presta. Ponto. Não da retifica,pois já vem “sob medida”. Dura 100mil se for daquela senhorinha que só vai na missa de domingo. Lá fora,onde o poder aquisitivo é maior, e o carro não custa uma fortuna, fica fácil elogiar esses descartáveis.

Avatar
Rafael 11 de outubro de 2023

Menos né… Aí vc falou uma grande bobagem. Questão de retífica, ok, mas dizer que dura tão pouco é besteira das grandes. Nem sou fã desses motores e jamais teria, mas não dá pra falar qualquer besteira só pra criticar.

Avatar
Hélio 12 de outubro de 2023

Na mão de cupim de ferro não dura mesmo 😅

Avatar
Paulinho 11 de outubro de 2023

Sr. Boris, com todo respeito, mas desta vez sou obrigado a descordar do senhor.
No Japão a industria automitiva e o controle ee qualidade não tem nada a ver com a brasileira.
Motor 3 cilindros NÃO PRESTA!!!
Não vão atrás deste canto de sereia, motor 3 cilindros não presta.

Avatar
Gabriel 12 de outubro de 2023

O problema não está na quantidade de cilindros, mas sim no projeto do motor.

Avatar
Felipe 10 de outubro de 2023

Tenho um Ford Ka 1.0 2018 3cc, nunca deu nada! 140 mil kms rodados, rodo em app, só uso óleo original ford Motorcraft 5w20 e Paraflu pronto para uso. Carro ótimo, anda muito e não quebra. E olho que só ando em rua esburacada aqui em BH e região. Sobe qualquer morro, super econômico. Todo motor 3cc dá pra fazer retifica, mas tem que levar em lugares que sabem fazer. Infelizmente alguns profissionais pararam no tempo e não querem se especializar e acompanhar a tecnologia.

Avatar
Rafael 11 de outubro de 2023

Infelizmente os mecanicista profissionais queexem com retífica discordam de vc.
Já vai preparando a volta do odômetro aí pra tentar empurrar essa sua bucha pra alguém. Porque só louco compra carro usado 1.0 3 cilindros com quilometragem alta.

Avatar
Mister Gasosa 11 de outubro de 2023

Creio que você não diz a verdade no quesito durabilidade, pois quem diz que o carro anda muito é pé de chumbo e cupim de ferro. Se for verdade isso seu motor deve estar cansado e bebendo óleo e gasolina. Motor que dura muito é de quem anda na maciota… de boa, suve.

Avatar
Emerson 10 de outubro de 2023

Tenho certeza que esse senhor nunca trabalhou ou se quer trocou pelo menos oleo de motor nem de moto, mobilize, a décadas faziam coisas duráveis e com bom material principalmente japonês, 3 CC são tão frágil que além do motor tem embreagem pifando com 20mil km, vai na minha oficina e te mostro…tudo é fraco neles

Avatar
Jair 10 de outubro de 2023

Esse senhor e engenheiro.mecanico

Avatar
Emerson Alexandre Novello 11 de outubro de 2023

E daí, ? Vc acha porque é eng. Entende de carros? Engenheiro civil já viu fazer casa com as mãos?tantos recals de projeto existe em veiculos,? Garanto se eu desmontar 1 motor e montar , e ele de lado garanto que ele enrosca…

Avatar
Valter 11 de outubro de 2023

Exatamente !

Avatar
Carlos 12 de outubro de 2023

Também tenho um ford ka 3 Cilindros, está com 80 mil Km, nunca deu problema, a questão da durabilidade depende do tipo de óleo que está usando, não basta ser 5w30, tem que ser na especificação indicada no manual. O problema destes motores é que a manutenção tem que ser rigorosa. Lembrando que alguns motores maiores, em breve passarão pelo mesmo problema, terão sua engenharia alterada para atender a legislação, ou se tornarão hibridos. De manutenção extremamente cara.

Avatar
Carlos oliveira 10 de outubro de 2023

Falo com propriedade tive um up deu pau no cabecote. Comprei um ford ka 2020 com 5mil km deu pau no cabecote agora com 40 mil km deu pau novamente no cabecote. Desisto…

Avatar
Polvo 11 de outubro de 2023

O duro é isso, qualquer problema no cabeçote precisa trocar, não admite retífica e isso encarece demais o conserto.

Avatar
luan silva 10 de outubro de 2023

sou mecanico, eletricista e mestre na injeção eletrônica, minha opiniao é que o motor 3 cilindros aqui no brasil nao presta. eu ja falo que é bomba relogio mal fabricado cheio de b.o é um motor manco precisa de 30mil sensores para o motor tentar funcionar redondo varios parametros de sensores nas casas de ,00. ai vem uma reportagem “tres-cilindros-e-tao-bom-que-japones-fabricam-ha-decadas” me desculpa quem fez artigo mas nao esta nesse meio automotivo e se tivesse nao teria nem um pouco a pratica ea teorica de tudo que um propulsor tem.

Avatar
Tristan Waeny 10 de outubro de 2023

Muito antes de 1970,os DKW já usavam motor de 3 cilindros.

Avatar
João Silva Junior 10 de outubro de 2023

Os brasileiros além de memória curta não valorizam o que é feito aqui. O grande Amaral Gurgel fez o primeiro carro BRASILEIRO com motor de 3 cilindros e como sempre, os brasileiros só valorizam o estrangeiro e ele morreu de desgosto!!! Fica aqui a minha homenagem a esse grande engenheiro VERDADEIRAMENTE BRASILEIRO. Também não posso terminar sem falar no primeiro carro elétrico brasileiro feito por ele.

Avatar
Edson Varela de Souza 10 de outubro de 2023

Não sou fãs de três cilindros esses carros e pra andar de de vagar não aguenta 160 km por hora ele estoura e a minha opinião

Avatar
Jair 10 de outubro de 2023

Nem pode andar 160 no Brasil. Lógico quê motores desses não vai aguentar ficar andando nessas velocidade. Só compra

Avatar
Vladimir 10 de outubro de 2023

Gostaria de saber qual desses motores, possui, correia dentada banhada a óleo como os do Onix.

Avatar
Adriano Kaneta Natalim 10 de outubro de 2023

Morei quase 19 anos no Japão e tive sim 3 carros com motor de 3 cilindros, 1 aspirado e 2 modelos com Turbo original d fábrica. Nunca que estes motores desenvolvidos aqui no Brasil vai ter a mesma qualidade dos de lá. Então não tem nem como fazer a comparativo.

Avatar
Sergio Ribeiro Ferreira 10 de outubro de 2023

Exatamente

Avatar
Flavio 10 de outubro de 2023

É isso mesmo!

Avatar
Alexandre 10 de outubro de 2023

Isso mesmo concordo com vc, more 16 no Japão também, usei gtr supra rz, R110 , aqui no Brasil comprei um ônix só aquentou uma viagem estourou a bomba d’água

Avatar
Ana Zanuto 11 de outubro de 2023

Não dá pra culpar o motor se a falha foi na bomba de água !

Avatar
Emerson 10 de outubro de 2023

Tenho certeza que esse senhor nunca trabalhou ou se quer trocou pelo menos oleo de motor nem de moto, mobilize, a décadas faziam coisas duráveis e com bom material principalmente japonês, 3 CC são tão frágil que além do motor tem embreagem pifando com 20mil km, vai na minha oficina e te mostro…tudo é fraco neles

Avatar
Valter 11 de outubro de 2023

Exato!

Avatar
Polvo 11 de outubro de 2023

Essa é a diferença, qualidade de construção. Realmente não dá pra comparar com os feitos aqui.

Avatar
Marcio 10 de outubro de 2023

O pior são os palpiteiros fanboy pagos para defender os três cilindros, sem argumentos.
O problema é que no Brasil quiseram economizar, esse motor não dá retifica.
Comparar com motor japonês é fácil. Mas tem que saber a realidade que vivemos. No Japão não tem frescura para desempenho como no Brasil. Esses carros de 660cc, são usados como meio de locomoção e não ostentação como no Brasil.
Sem contar que alguns brasileiros gostam de economizar na hora da manutenção, o que acaba prejudicando e dando má fama a alguns motores.

Avatar
Luis Claudio 10 de outubro de 2023

Falou tudo broder

Avatar
Jair 10 de outubro de 2023

Verdade

Avatar
Jose Antonio Rebouças 10 de outubro de 2023

Contra fatos não a argumentos: não temos combustível que presta no Brasil por isso os 3 cilindros “estao” sofrendo tanto!

Avatar
Ivan nesse quesito concordo com você 13 de outubro de 2023

Concordo com você nesse quesito

Avatar
Polvo 10 de outubro de 2023

O motor 1.0 3 cilindros sofre uma certa rejeição por aqui e, acredito que seja por causa da VW. Os antigos clientes da marca, que possuíram carros com os motores boxer e a linha AP, sabiam que seus carros não davam dor de cabeça e, quando tinha algum problema, era fácil e barato de resolver. Com a modernização dos motores, começaram a ter surpresas com os modelos da VW, pois problemas que não eram comuns de se ver, como aqueles de falha de lubrificação dos EA-111 1.0, tuchos que batiam demais, bomba d’água que soltava rotor ou travava rolamento e partia a correia dentada, começaram a pipocar. Os atuais motores TSI tem o sistema de arrefecimento mais frágil e necessita de maior atenção, pois em caso de negligência o motor vai para o vinagre. Ou seja, a VW pecou em algumas coisas, talvez erros de projetos e qualidade dos materiais empregados em certas peças. Acho que essas coisinhas causaram um certo preconceito em motores de 3 cilindros. O motor 1.0 3 cilindros da Hyundai já me parece bem mais robusto.

Avatar
Paulinho 11 de outubro de 2023

Fan boy da Hyundai detect.

Avatar
Polvo 11 de outubro de 2023

Não tenho e nunca tive Hyundai, mas da VW eu tenho familiares que tiveram carros com esses motores e começaram a dar dor de cabeça depois 60 mil km. Pra comprar zero km é ótimo, mas se for usado precisa, preparar o bolso pra fazer uma revisão bem caprichada, trocando todas as correias, rolamentos e bomba d’água, pois é quase certo que vão dar problema e, se der, é superaquecimento com cabeçote danificado ou bloco empenado.

Avatar
Polvo 10 de outubro de 2023

Acredito que a diferença dos motores japoneses reside no rígido controle de qualidade das peças desses motores. É indiscutível que os padrões industriais dos fabricantes japoneses estão num nível superior as outras montadoras . Isso não tem nada a ver com a quantidade de cilindros do motor e sim a engenharia empregada, qualidade dos materiais, seleção de fornecedores, etc.

Avatar
José Augusto 10 de outubro de 2023

Do Voyage eu posso falar pq trabalho com essa jaca 1.0 3 cilindros. É horroroso de manco em subidas, se tiver com 4 pessoas e ar ligado esquece…quase tem que descer pra empurrar. Barulhento e beberrão em qualquer situação que não seja em uma bela estrada a 110 km/h em 5ª marcha.

Avatar
Polvo 11 de outubro de 2023

Sedan 1.0 3 cilindros aspirados não deveria existir, pois acontece isso que vc diz, o carro é fraco para andar e, se pegar uma estrada carregado e com ar ligado, gasta horrores e ainda passa uns perrengues caso precise fazer ultrapassagens. Motor 1.0 aspirado não é adequado para nenhum sedan. É só pegar nossos vizinhos “hermanos”, por exemplo, lá na Argentina não existe sedan com motor 1.0.

Avatar
Deixe um comentário