Deixar de trocar o liquido do arrefecimento pode custar caro

Este sistema é responsável pelo resfriamento do motor do automóvel que se eleve a altas temperaturas durante seu funcionamento

liquido radiador portal 1
O líquido do sistema de refrigeração ou de arrefecimento antes era a água do radiador (Imagem: Autopapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/09/2022 às 07h32

Uma das manutenções mais negligenciadas pelo motorista é a do líquido do sistema de refrigeração ou de arrefecimento que antes se chamava água do radiador, mas hoje é um líquido com metade água e a outra metade de um aditivo especial chamado etilenoglicol.

VEJA TAMBÉM:

E qual é a negligência do motorista? É porque as fábricas recomendam, quase todas, a substituição desse líquido a cada dois anos. E são raros os que cumprem essa recomendação.

Uma das consequências em alguns dos automóveis é a oxidação de alguns dos componentes do sistema. Em casos extremos pode causar, no caso do carro com câmbio automático, a passagem de água para o óleo deste câmbio, com consequências às vezes desastrosas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dunnas 8 de setembro de 2022

Nossa que bobeira isso, trocar o líquido de 2 em 2 anos, já vi carro dos anos 1990 que rodam até hoje com água da torneira, sem aditivo e nunca deu problema, sempre funcionando que é um relógio. Carros atuais são um lixo e carissimos, mesmo seguindo todas as recomendações ainda ferve. Acho que o mundo evoluiu demais, mais perdeu a qualidade em tudo o que fazem.

Avatar
O Souzinha 8 de setembro de 2022

Dinovo esse tipo de matéria? Não vou falar palavrão porque se não meu comentário não vai ser publicado. Mais que da vontade ah se dá, recomendam um monte de coisa, mais não tão bem aí para os apuros que cada motorista dono de veículo leva para manter um veículo em dia. Julgar é a melhor coisa, mais quando se trata de ajudar não sobra um. Ao invés de ficar postando esse tipo de matéria criem oficinas gratuitas para auxiliar os motoristas que passam por esse apuro, sei que é coisa de outro mundo isso, mais é melhor do que ficar só repetindo as mesmas coisas. Cada dono cuida de seu carro do seu jeito e como seu bolso vai permitir. Sei que ninguém vai me ajudar nessa, e que tudo vai sair do meu bolso mesmo, então foda-se essas recomendações!!!

Avatar
Deixe um comentário