Verdade que não se completa fluido de freio?

Fluido de freio: Não é porque seu nível abaixou, que ele precisa ser completado, sabia? Eu te explico o motivo por trás disso

Interior Renault Captur
Interior Renault Captur (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
13 de agosto de 2021 21:32

“É verdade” – pergunta um ouvinte –  “que não se completa o fluído do freio? Neste caso, para que aquele reservatório transparente indicando mínimo e máximo?”

Não é bem assim: quando o nível do fluido do freio abaixa muito no reservatório indicando um vazamento, é importante completá-lo para rodar com segurança até a oficina.

Entretanto, quando ele está apenas um pouco abaixo do nível correto, não é o caso de completá-lo pois ele está indicando apenas um desgaste normal dos componentes que se atritam, pastilhas e lonas. Mas, quando são substituídos, o fluido volta ao nível normal.

VEJA TAMBÉM:

Mais duas dicas:

– Nunca abra a tampa desse reservatório para evitar umidade junto ao fluido;

– Lembre-se também de trocá-lo na frequência recomendada pelo manual: sempre por tempo e não por quilometragem.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geremia 19 de agosto de 2021

Mais uma informação equivocada do AutoPapoFurado.
O nível de fluído indicado é para ser respeitado, ou não estaria lá.
Com o desgaste dos componentes do freio é preciso ajustar o nível sim, e quando for feita a revisão, recomenda-se a troca ou a correção do nível de fluído.
E não abrir o reservatório para evitar umidade? Seria preciso alguns anos e muito ar para que o fluído atingisse algum nível de concentração de água. Se você abrí-lo todos os dias (não sei porque alguém faria isso), e o deixasse aberto por uma hora, depois de dois anos a concentração de água ainda seria irrisória para causar qualquer prejuízo no funcionamento do sistema.
O que está acontecendo com o AutoPapoFurado? Quando não são temas polêmicos (e muitas vezes equivocados) só para gerar visitação e discussão, são assuntos tratados de forma errada e de maneira superficial. Melhor não publicar.
Já não basta esse falastrão do Jeremy com suas avaliações compradas, e sem moral inclusive lá fora pelas bobagens que andou falando, e ainda temos que ler bobagens ainda maiores? Lamentável.

Avatar
Joel Carlos Rodrigues Filho 14 de agosto de 2021

Só discordo onde o autor comentou que o fluido do freio volta ao normal após a substituição dos componentes gastos, sendo que após a troca dos componentes é preciso completar o nível sim.

Avatar
Andre Brugger Rocha 15 de agosto de 2021

Discordo de ti. Se você tem, por exemplo, disco e pastilhas gastos, o nível do fluido vai diminuir, pois vai “completar” o espaço deixado pelo desgaste, ainda mais se for sistema de duplo êmbolo. Quando você coloca disco e pastilhas novas, os êmbolos voltam à posição original, fazendo o nível subir novamente para a marcação correta. Tanto que quando se faz a substituição desses componentes, o correto é abrir o reservatório de fluido, para que ele possa correr no sentido contrário livremente. Digo isso porque tive que trocar esses componentes de um Del Rey que tive e foi exatamente isso que aconteceu. Achei que estava baixo o nível e, depois que trocou voltou ao normal.

Avatar
Deixe um comentário