Trocar vela em motor diesel não é picaretagem!

A combustão no motor diesel é provocado por meio da compressão e do excesso de temperatura, mas as velas aparecem em um momento crucial

vela especial motor diesel portal
A explosão dentro do motor diesel não é provocada pela centelha da vela (Foto: Wikipédia)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/11/2022 às 20h02

Muitos não entendem e chegam a pensar ser uma PI-CA-RE-TA-GEM a oficina colocar na conta da revisão de um motor diesel a troca das velas. Por que o espanto? Pois está muito claro para muitos que a explosão dentro do motor diesel não é provocada pela centelha da vela, mas pelo excesso de compressão e pela temperatura.

VEJA TAMBÉM:

Então se não precisa da centelha, para que vela no motor diesel? Simples, como eu acabei de explicar, a explosão da mistura dentro do motor diesel se faz pela compressão e pela temperatura.

Então quando se liga o motor diesel a compressão tem, porque o pistão está subindo e comprimindo tudo ali pra cima, mas ele não está aquecido, porque ainda não funcionou. E pra isso se colocam velas, não para emitir uma centelha; mas estas são diferentes, servem para aquecer a câmara de combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 8 de novembro de 2022

Mais uma reportagem que gosta de chamar a atenção ,não se pode generalizar ,está no grupo folha dizer o q né

Avatar
Deixe um comentário