TWI do pneu: o que é e como verificar de forma rápida e prática

Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda

Por Boris Feldman 22/11/18 às 08h00
pneu twi

É muito importante verificar as condições do TWI do pneu. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, você ficará mais vulnerável a sofrer um acidente.

[TRANSCRIÇÃO]

Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como descobrir isso? Com a régua? Não, têm duas maneiras mais práticas:a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.

sulco mínimo do pneu
Foto | André Almeida
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anderson Afonso da Silva 27 de julho de 2020

A informação sobre a moeda está errada, a parte amarela tem quase 4 mm e o frisinho tem menos de 1mm, palavra de engenheiro!
TWI significa traduzido: Indicador de desgaste do pneu.
Não tem que medir com objetos, se aquela partezinha que parece uma ponte dentro dos sulcos está nivelado com a banda de rodagem, Já passou da hora de trocar.

Avatar
Ricardo A Mello 11 de outubro de 2020

Exatamente!Outra informação importante é manter os pneus com a calibragem correta,o descuido leva a um maior desgaste.

Avatar
Paulo 15 de dezembro de 2020

Desculpe amigo. Mas seu segundo comentário está desatualizado. Não é isso que o Inmetro diz com respeito ao TWI.

Avatar
Thiago K 22 de julho de 2020

Segundo o contran são 1,6 milímetros e essa dica da moeda de 1 real não funciona. Só se encaixa nesse caso, se o autor da matéria mediu em POLEGADAS. Muita atenção aí

Avatar
F2 R SILVA. 30 de janeiro de 2020

Olha, a banda de rodagem vai se desgastando onde o T.W.I (Limite máximo de desgaste do pneu) fica nivelado. conforme resolução do Contran e Norma da ABNT.

Avatar
Jociel Miranda De Lima. 28 de janeiro de 2020

Beleza pela informações.

Avatar
MAURICIO 17 de setembro de 2019

EU ENTENDI QUE ELE FALOU O FRISO NÃO A BORDA DOURADA, DEVE SER AQUELE RELEVO NA BORDA DA MOEDA.

Avatar
ana boquet 10 de maio de 2019

gostei da dica

Avatar
Bia de Camargo 4 de abril de 2019

Então. com a moeda não funciona… tem 4 mm…

Avatar
Roberto Silva 23 de fevereiro de 2019

A dica da moeda ficou confusa… A parte dourada é acima de 3mm e a bordinha no entorno no máximo 1mm.

Avatar
Guilherme 15 de fevereiro de 2019

O friso dourado da moeda de 1 real tem 4 milímetros. Medi ontem. A não ser que seja uma moeda falsa.

Avatar
Paulo Lima 24 de novembro de 2018

Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso.

Avatar
Paulo Lima 24 de novembro de 2018

Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso

AutoPapo
André Almeida 28 de novembro de 2018

Obrigado Paulo, acrescentei a informação no texto.

Avatar
Deixe um comentário