TWI do pneu: o que é e como verificar de forma rápida e prática
Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda
Por Boris Feldman 22/11/18 às 08h00Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda
Por Boris Feldman 22/11/18 às 08h00É muito importante verificar as condições do TWI do pneu. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, você ficará mais vulnerável a sofrer um acidente.
[TRANSCRIÇÃO]
Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.
Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como descobrir isso? Com a régua? Não, têm duas maneiras mais práticas:a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.
A informação sobre a moeda está errada, a parte amarela tem quase 4 mm e o frisinho tem menos de 1mm, palavra de engenheiro!
TWI significa traduzido: Indicador de desgaste do pneu.
Não tem que medir com objetos, se aquela partezinha que parece uma ponte dentro dos sulcos está nivelado com a banda de rodagem, Já passou da hora de trocar.
Exatamente!Outra informação importante é manter os pneus com a calibragem correta,o descuido leva a um maior desgaste.
Desculpe amigo. Mas seu segundo comentário está desatualizado. Não é isso que o Inmetro diz com respeito ao TWI.
Segundo o contran são 1,6 milímetros e essa dica da moeda de 1 real não funciona. Só se encaixa nesse caso, se o autor da matéria mediu em POLEGADAS. Muita atenção aí
Olha, a banda de rodagem vai se desgastando onde o T.W.I (Limite máximo de desgaste do pneu) fica nivelado. conforme resolução do Contran e Norma da ABNT.
Beleza pela informações.
EU ENTENDI QUE ELE FALOU O FRISO NÃO A BORDA DOURADA, DEVE SER AQUELE RELEVO NA BORDA DA MOEDA.
gostei da dica
Então. com a moeda não funciona… tem 4 mm…
A dica da moeda ficou confusa… A parte dourada é acima de 3mm e a bordinha no entorno no máximo 1mm.
O friso dourado da moeda de 1 real tem 4 milímetros. Medi ontem. A não ser que seja uma moeda falsa.
Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso.
Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso
Obrigado Paulo, acrescentei a informação no texto.