TWI do pneu: o que é e como verificar de forma rápida e prática

Dá para saber se o sulco do pneu do seu automóvel está dentro dos padrões mínimos de segurança, usando um palito de fósforo ou uma moeda

pneu twi
Por Boris Feldman
22 de novembro de 2018 08:00

É muito importante verificar as condições do TWI do pneu. Se o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, você ficará mais vulnerável a sofrer um acidente.

[TRANSCRIÇÃO]

Desnecessário insistir na importância do dono do automóvel verificar os sulcos dos pneus, pelos óbvios perigos de se rodar com eles carecas, principalmente na chuva. E como saber se a banda de rodagem ainda está na espessura mínima de segurança? Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro. Mas, como descobrir isso? Com a régua? Não, têm duas maneiras mais práticas:a primeira é que esse 1,6 milímetro corresponde exatamente a cabecinha de pólvora do pau de fósforo, bota ele lá e confere. Você pode não ter um fósforo, mas tem uma moedinha de um real, não é mesmo? Saiba, então que aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro.

sulco mínimo do pneu
Foto | André Almeida
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
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Wilton 18 de outubro de 2021

Exatamente o que comentou a escritor da matéria: “aquele frizinho dourado na beirada da moeda também corresponde ao mesmo 1,6 milímetro” não é a parte grande amarela da moeda.

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Reinaldo 20 de agosto de 2021

Nem a borda da moeda nem a cabeça do palito de fósforo… ambos têm bem mais do que 1.6 mm. Se é para medir, que tal um instrumento adequado para isso, não é mesmo?

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Anderson Afonso da Silva 27 de julho de 2020

A informação sobre a moeda está errada, a parte amarela tem quase 4 mm e o frisinho tem menos de 1mm, palavra de engenheiro!
TWI significa traduzido: Indicador de desgaste do pneu.
Não tem que medir com objetos, se aquela partezinha que parece uma ponte dentro dos sulcos está nivelado com a banda de rodagem, Já passou da hora de trocar.

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Ricardo A Mello 11 de outubro de 2020

Exatamente!Outra informação importante é manter os pneus com a calibragem correta,o descuido leva a um maior desgaste.

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Paulo 15 de dezembro de 2020

Desculpe amigo. Mas seu segundo comentário está desatualizado. Não é isso que o Inmetro diz com respeito ao TWI.

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Thiago K 22 de julho de 2020

Segundo o contran são 1,6 milímetros e essa dica da moeda de 1 real não funciona. Só se encaixa nesse caso, se o autor da matéria mediu em POLEGADAS. Muita atenção aí

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F2 R SILVA. 30 de janeiro de 2020

Olha, a banda de rodagem vai se desgastando onde o T.W.I (Limite máximo de desgaste do pneu) fica nivelado. conforme resolução do Contran e Norma da ABNT.

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Jociel Miranda De Lima. 28 de janeiro de 2020

Beleza pela informações.

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MAURICIO 17 de setembro de 2019

EU ENTENDI QUE ELE FALOU O FRISO NÃO A BORDA DOURADA, DEVE SER AQUELE RELEVO NA BORDA DA MOEDA.

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ana boquet 10 de maio de 2019

gostei da dica

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Bia de Camargo 4 de abril de 2019

Então. com a moeda não funciona… tem 4 mm…

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Roberto Silva 23 de fevereiro de 2019

A dica da moeda ficou confusa… A parte dourada é acima de 3mm e a bordinha no entorno no máximo 1mm.

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Guilherme 15 de fevereiro de 2019

O friso dourado da moeda de 1 real tem 4 milímetros. Medi ontem. A não ser que seja uma moeda falsa.

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Paulo Lima 24 de novembro de 2018

Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso.

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Paulo Lima 24 de novembro de 2018

Faltou traduzir TWI ( Tread Wear Indicator) ou seja indicador de rodagem do piso

AutoPapo
André Almeida 28 de novembro de 2018

Obrigado Paulo, acrescentei a informação no texto.

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