Valor da gasolina e do etanol: relação de 70% é correta?

Se você se deparar, em um posto de combustíveis, com a proporção de valores entre gasolina e etanol, fique atento!

Por Boris Feldman 05/02/19 às 06h15
bomba combustivel em posto gasolina e etanol

Nossa legislação é leiga ao definir que o percentual de 70% entre o valor da gasolina e do etanol é determinante na hora de abastecer. Não é bem assim…

[TRANSCRIÇÃO]

Existe, em alguns estados, uma legislação que obriga os postos a afixar na bomba o valor do etanol comparado com o da gasolina e o percentual dessa diferença. Quanto que o etanol custa a menos, 60, 65, 70 ou 80%? E mais a sugestão de ser conveniente ou não abastecer com o etanol em função daquele percentual de 70%.

Uma legislação que demonstra a ignorância de nossos parlamentares. Isso, por ter estabelecido esse percentual de 70%, que já caiu a muito tempo. Com a evolução do próprio etanol e dos nossos motores, esse percentual pode ser de 70%, como pode subir até 75%. Cada motorista que faça as contas para saber qual é o percentual do seu motor.

É melhor usar etanol ou gasolina? Veja aqui como fazer o cálculo de consumo do seu carro em cada combustível para decidir se vai abastecer com um ou outro.

Valor da gasolina e do etanol
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo Coelho Dourado 29 de dezembro de 2019

Que lixo de texto. Incompleto, sem finalização. Sem nada de conteúdo. Sem contexto e sem conclusão.

Avatar
Maycon Leite 23 de maio de 2020

@ Leonardo Coelho Dourado
O texto é uma mera transcrição do áudio do vídeo (o que soa bem falado pode não soar tão bem escrito) e a intenção é provavelmente apenas trazer o problema à tona e deixar esse alerta para os motoristas, tanto que eles deixam o link para cada motorista fazer o cálculo para a sua realidade (veículo, percurso, estilo de condução) e, a partir daí, decidir o que vale mais a pena.

Avatar
Izabel 5 de fevereiro de 2019

Estas placas do Mercosul não representa o Brasil nosso pais é só mais uma maneira de roubar o cidadão

Avatar
Deixe um comentário