Motor frio? Cuidado pois o carro pode ter sido vítima de uma picaretagem
Mecânico alegou problemas na válvula termostática por conta do motor do carro estar frio? Fique atento e não caia em picaretagem!
Por Boris Feldman 31/07/20 às 07h30Mecânico alegou problemas na válvula termostática por conta do motor do carro estar frio? Fique atento e não caia em picaretagem!
Por Boris Feldman 31/07/20 às 07h30Você compra um carro usado aparentemente em ótimo estado, mas ao rodar com ele percebe que em algumas situações, por exemplo numa longa descida na estrada ou nos dias mais frios, o ponteiro da temperatura cai um pouco, indica a água um pouco mais fria.
Ou de manhã ao sair com o carro, o ponteiro custa a chegar na temperatura normal, às vezes nem chega.
Sabe o que pode ser isso?
O dono anterior levou o carro superaquecido, fervendo, para a oficina e o mecânico tirou a válvula termostática; alegando ser desnecessária e “evitando o custo de uma nova”.
E o problema está aí: o motor trabalhando abaixo da temperatura ideal sem a válvula termostática, aumentando o consumo e contaminando o óleo do cárter com os gases da combustão.
A temperatura baixa muito quando descemos uma serra com a temperatura externa muito baixa pois quando o veiculo esta engatado e em movimento, o combustivel é cortado. Aliado a isso, se o motorista estiver com o ar quente ligado, a temperatura irá baixar radicalmente.
Eu tenho um uno 2008 ele sempre anda abaixo da temperatura ..olha q é revisado em autorizada .e sempre acompanhei as revisões. Segundo mecânicos se o carro estiver com um bom fluido e operando normalmente dificilmente ele irá alcançar a temperatura média. Desde q o motorista conduza o veículo de forma correta ..pois é um conjunto q influencia no aquecimento do motor .desde o óleo. Água. E motorista ..
Isso é estranho, pois o motor Fire costuma ter um ótimo controle de temperatura. O Palio Fire do meu amigo, por exemplo, o ponteiro fica sempre cravado na metade, indicando a temperatura ideal, caindo um pouquinho na rodovia (bem pouquinho). O meu Palio Fiasa, quando comprei, estava sem válvula, aí o ponteiro nunca chegava no meio. Coloquei uma valvula da MTE, melhorou um pouco mas ainda assim caia muito na rodovia. Coloquei válvula e cavalete original Fiat, agora sim, ponteiro cravado no meio, caindo bem pouco em rodovia. E atinge a temperatura ideal de trabalho com no máximo 5 minutos de funcionamento!
Oque acontece com o carro se nao tive ?
no mais básico consumo fica elevado pois seu carro demora mais pra atingir a temperatura de trabalho até mesmo não atingido caso vc ande em pista de alta velocidade
Tenho um Focus 2008 automático 2.0 16V desde zero. Está com 165.000 km e está com esse problema, quando na estrada tem uma descida muito longa, o ponteiro da temperatura baixa bastante. Já foi substituída a válvula solenoide uma vez. Será que ela pode ter travada aberta???
Quando o carro pega a estrada é normal a temperatura abaixar , pois com a velocidade do carro faz muito vento refrigerando mais o motor . Vc andando em uma velocidade 80 a 100km/h e normal a temperatura abaixar pois acontece oq eu citei acima.
A válvula é justamente para manter a temperatura de trabalho do veículo já peguei temperatura de 5 graus e a temperatura nunca caiu
ele fazia isso quando novo? é normal baixar um pouco mas a valvula serve exatamente pra evitar que baixe muito
Na minha opinião isto e mais um jeito de ferrar com o brasileiro .alimentar o preço da gasolina
Caro Boris,
Meu ex FLUENCE teve esses problemas e depois passou, em determinadas situações, apresentar altas temperaturas, mas sem de fato estar superaquecido!
Para minha surpresa, esse carro que deveria ter duas válvulas termostaticas, só estava com uma!
E eu o comprei 0km e nunca havia mexido nessa parte!
Como justifica isso?