Motor frio? Cuidado pois o carro pode ter sido vítima de uma picaretagem

Mecânico alegou problemas na válvula termostática por conta do motor do carro estar frio? Fique atento e não caia em picaretagem!

Por Boris Feldman31/07/20 às 07h30

Você compra um carro usado aparentemente em ótimo estado, mas ao rodar com ele percebe que em algumas situações, por exemplo numa longa descida na estrada ou nos dias mais frios, o ponteiro da temperatura cai um pouco, indica a água um pouco mais fria.

Ou de manhã ao sair com o carro, o ponteiro custa a chegar na temperatura normal, às vezes nem chega.

Sabe o que pode ser isso?

O dono anterior levou o carro superaquecido, fervendo, para a oficina e o mecânico tirou a válvula termostática; alegando ser desnecessária e “evitando o custo de uma nova”.

E o problema está aí: o motor trabalhando abaixo da temperatura ideal sem a válvula termostática, aumentando o consumo e contaminando o óleo do cárter com os gases da combustão.

Válvula termostática do carro em detalhe fora de sua carcaça
Tirar a válvula termostática é pedir para ter uma baita dor de cabeça (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
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    Cleber 3 de agosto de 2020

    A temperatura baixa muito quando descemos uma serra com a temperatura externa muito baixa pois quando o veiculo esta engatado e em movimento, o combustivel é cortado. Aliado a isso, se o motorista estiver com o ar quente ligado, a temperatura irá baixar radicalmente.

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    Carlos 2 de agosto de 2020

    Eu tenho um uno 2008 ele sempre anda abaixo da temperatura ..olha q é revisado em autorizada .e sempre acompanhei as revisões. Segundo mecânicos se o carro estiver com um bom fluido e operando normalmente dificilmente ele irá alcançar a temperatura média. Desde q o motorista conduza o veículo de forma correta ..pois é um conjunto q influencia no aquecimento do motor .desde o óleo. Água. E motorista ..

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    Wiliam 1 de agosto de 2020

    Oque acontece com o carro se nao tive ?

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      lian souza 1 de agosto de 2020

      no mais básico consumo fica elevado pois seu carro demora mais pra atingir a temperatura de trabalho até mesmo não atingido caso vc ande em pista de alta velocidade

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    WILSON CASSONE 1 de agosto de 2020

    Tenho um Focus 2008 automático 2.0 16V desde zero. Está com 165.000 km e está com esse problema, quando na estrada tem uma descida muito longa, o ponteiro da temperatura baixa bastante. Já foi substituída a válvula solenoide uma vez. Será que ela pode ter travada aberta???

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      Gustavo Sarzi 1 de agosto de 2020

      Quando o carro pega a estrada é normal a temperatura abaixar , pois com a velocidade do carro faz muito vento refrigerando mais o motor . Vc andando em uma velocidade 80 a 100km/h e normal a temperatura abaixar pois acontece oq eu citei acima.

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        Rone 1 de agosto de 2020

        A válvula é justamente para manter a temperatura de trabalho do veículo já peguei temperatura de 5 graus e a temperatura nunca caiu

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      lian souza 1 de agosto de 2020

      ele fazia isso quando novo? é normal baixar um pouco mas a valvula serve exatamente pra evitar que baixe muito

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    João Bosco 1 de agosto de 2020

    Na minha opinião isto e mais um jeito de ferrar com o brasileiro .alimentar o preço da gasolina

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    Joel 1 de agosto de 2020

    Caro Boris,
    Meu ex FLUENCE teve esses problemas e depois passou, em determinadas situações, apresentar altas temperaturas, mas sem de fato estar superaquecido!
    Para minha surpresa, esse carro que deveria ter duas válvulas termostaticas, só estava com uma!
    E eu o comprei 0km e nunca havia mexido nessa parte!
    Como justifica isso?

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