Segurança automotiva: erro do consumidor e de quem avalia

Mesmo depois de alguns carros serem mal-avaliados em teste de colisão, vendas aumentam, mas falta de critério tira credibilidade do teste

dummy crash test portal
Os nota zero vendem mais (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/08/2023 às 18h02

É importante o crash test que determina a segurança de um automóvel? Deveria ser importantíssimo, mas a revista Autoesporte fez uma pesquisa de alguns carros que tomaram bomba nesse teste do Latin NCAP e suas vendas até cresceram. Como o Chevrolet Onix em 2017, que ganhou zero estrela e foi o carro mais vendido do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Piores notas e maiores vendas

  • Outros como o Renault Duster, Fiat Cronos e Citroën C3 também foram reprovados e cresceram em vendas. Pra não falar da picape Fiat Strada, zero estrela, que voltou a ser o carro mais vendido do mercado.
  • E o que explica isso? Primeiro que lamentavelmente o brasileiro não dá muita bola para segurança. Segundo que lamentavelmente o Latin NCAP diz que é vergonhosa a atuação das nossas fábricas, mas percebe-se também serem vergonhosos os critérios adotados por essa entidade uruguaia.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 28 de agosto de 2023

Melhor NCAP que nada. Se for só governo e montadora, talvez nem airbags e ABS teriamos.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 27 de agosto de 2023

Se hay gobierno jo soy contra 🙂 🙂 🙂

Avatar
Luis Henrique Piovezan 26 de agosto de 2023

Reportagem bem incompleta. Vocês não responderam quais são os problemas nos critérios da NCAP.

Avatar
alecs 25 de agosto de 2023

Esse tal de ncap não me representa ,pois faz jabá de uns na maior cara-dura ! Já vi modelos serem reprovados e vc vê como foi a colisão e observa que até não era tão mal assim ! Daí a reprovação ser “politica” e não absolutamente técnica! Se vou analizar quem se saiu melhor ,pode ser muito alguma montadora “privilegiada” por $ isso e mais $ isso o resto é folclore !

Avatar
Deixe um comentário