Isto economiza combustível e quase ninguém sabe

A escolha do tipo do óleo lubrificante vai interferir diretamente no quanto você vai gastar no posto de combustível

oleo motor portal
A viscosidade é muito importante na escolha do óleo lubrificante (Fotomontagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/11/2023 às 18h02
Atualizado em 10/11/2023 às 14h06

Um fator que interfere no consumo de combustível e poucos se lembram é o óleo do motor. Pois quanto mais viscoso, maior a dificuldade dos componentes internos – como pistões – se movimentarem. E quanto maior este esforço, maior a energia despendida e maior o consumo de combustível.

VEJA TAMBÉM:

Mas e daí? Pergunta o dono do automóvel. Daí que se o seu manual indica dois tipos de óleos com viscosidades diferentes, dê preferência a aquele de menor viscosidade.

Como por exemplo, um 5W20 ao invés de um 10W30. E também diante da recomendação de usar um óleo mais grosso, mais viscoso quando o motor atinge altas quilometragens. Pois ele nem sempre é necessário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto de Siqueira Bertoche 14 de novembro de 2023

Nunca vi um manual indicando duas especificações de óleo para o proprietário escolher a de sua preferência. Isso parece falta de assunto do Bóris.

Avatar
Felipe Cunha 9 de novembro de 2023

A montadora é bastante rigida na especificação de óleo lubrificante. Se indica multiviscoso deve ser seguido a risca para condições frio e quente, sua alteração pode significar consumo de óleo excessivo ( quando menos viscoso que o recomendado) ou dificuldade de lubrificação (quando mais viscoso que o recomendado) em ambas as condições prejuízos serão certos!

Avatar
henrjk 8 de novembro de 2023

Meu Honda City 2010/11 está com 348 mil km rodados. O carro tem muito fôlego e está bem ajustado. Nas ultimas duas trocas foi com óleo 5W30, mas antes era o 10W30. Devo manter o 5W30 ou volto para o 10W30?

Avatar
Deixe um comentário