Vitrificação e hidratação em carro 0 km: vale a pena?

Você resolveu comprar um carro 0 km na concessionária e o vendedor recomenda fazer a vitrificação da pintura e a hidratação do banco de couro

polimento automotivo politriz
Por Boris Feldman
Publicado em 23/04/2018 às 19h25
Atualizado em 18/02/2020 às 21h17

Você resolveu comprar um carro zero km na concessionária e o vendedor recomenda fazer a vitrificação da pintura e a hidratação do banco de couro. Será que isso é necessário em um carro zero?

VEJA TAMBÉM:

Leitor do AutoPapo diz que está em negociação para comprar um automóvel 0 km e o vendedor da concessionária, ao sentar para fazer as contas do preço final do carro, sugeriu que ele autorizasse duas operações adicionais para a proteção do seu automóvel: a primeira seria em relação à pintura, protegê-la com a vitrificação ou a polimerização; a segunda seria a hidratação do couro que reveste os bancos.

As duas custariam R$ 1.300 reais e ele quer saber se vale a pena. Sem dúvida que vale! A polimerização, espelhamento da pintura, deve ser feito depois de 2, 3 anos quando a pintura já tá meio fosca, porque quando o carro sai de fábrica ele já recebe o verniz na linha de montagem exatamente pra proteger a pintura.

E no processo de vitrificação, de espelhamento, a primeira coisa que se faz é passar uma “lixazinha” que vai exatamente tira ao verniz aplicado pela fábrica.

Quanto a hidratação do couro, é também importante, depois que o carro já rodou uns 6 meses, vale a pena essa hidratação para que o couro continue suave e macio,  evitando também aquelas trincas que aparecem com a idade.

Ou seja, as duas sugestões do vendedor são ótimas para o faturamento dele, mas não passam de “empurroterapia”!

vitrificação e hidratação nos bancos em carro 0 km
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JENIFER 9 de janeiro de 2024

ACHO QUE ANTES DE TUDO,PRECISAM SE INFORMAR,SE UM TECNICO VAI FAZER UM PROCEDIMENTO,PRIMEIRO ELE VAI AVALIAR A SITUAÇÃO!
EM CARROS ZEROS,NÃO TEM NESCESSIDADE DE LIXAR!PARA ,NORMALMENTE É PRA CARRO COM REPINTURA,PARA DIMINUIR O GRÃO DO VERNIZ,EM CARROS ZEROS,O PRODUTO É APLICADO,PARA PROTEGER,NENHUM IDIOTA VAI SAIR PASSANDO LIXA,ALEM DISSO SERVE PARA PROTEGER DE VARIOS FATORES,QUE PODEM CAUSAR MANCHAS!ENTÃO SE INFORMEM!!!!SIMM SOU UMA VENDEDORA DE ESTÉTICA…KKKK

Avatar
Westcar 18 de dezembro de 2023

Vitrificação de pintura e vidros nada mais é que uma proteção contra agentes externos, chuva e sol, água da chuva bate expele não marca, muito mais facil de cuidar desde que tenha certos cuidados na hora de lavar somente shampo neutro higienização de bancos fazer somente quando sentir que ta sujo e engordurado ai sim fazer a higienização

Avatar
Cavicchio 20 de setembro de 2023

Realmente, para que querer “proteger” a pintura e o couro de um carro que acabou de sair da fabrica/loja? Correr o risco de mancharem ou danificarem de alguma forma o couro ou a pintura? Eu hein, esse pessoal das cc querem realmente empurrar serviços desnecessários (ao menos ao tirar o carro zero). Depois de 1 ou 2 anos de uso, aí sim pode-se pensar nisso.

Avatar
Marcos Roberto Fereira 23 de dezembro de 2022

Tô vendo AK que tem um monte de vendedores de vitrificação desesperados com a matéria, obrigado pela honestidade da matéria. Fim

Avatar
Celivaldo José da Silva 1 de agosto de 2022

Essa pessoa que falou sobre Vitrificação, me parece que não entendi nada da área.
Polimento, espelhamento,”lixadinha” ou Vitrificação, são precedimentos diferentes para cada tipo de serviço.
Cada um na sua profissão, .
Só pra constar 25 fazendo isso.
@V8ITOesteticaautomotiva. São José do Rio preto

Avatar
Pedro 31 de julho de 2021

Eu acredito que quando se compra um carro zero, ele ja brilha e sai com uma leve proteção…. eu não faria em um carro Zero km, faria com 1 ou 2 anos de uso pois ai voltaria ao brilho inicial e proteção… o pessoal vitrifica mais por conta do brilho, então brilho de um zero para um vitrificado eu prefiro esperar e depois fazer depois de 1 ano como falei

Avatar
Marcelo 4 de fevereiro de 2021

E como eu vou saber que quem crítica a matéria não é um profissional que faz vitrificação??

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 31 de dezembro de 2020

Quanta bobagem… Hidratação de couro se faz toda vez que se lava/limpa o couro. Vitrificação pode, e deve ser feita desde 0km, pois a pintura vem cheia de imperfeições, e ao se retirarem as imperfeições com o polimento, a proteção é removida, e necessário reaplicar, assim, é melhor vitrificar e garantir proteção por mais tempo…

Avatar
Gabriel 28 de dezembro de 2020

Não entendi. Sem dúvida que vale, mas não vale então?

Avatar
TOM 4 de novembro de 2020

Falou besteira o Boris. Tive um carro e vitrificado e a pintura ficou protegida e brilhando por três anos. Acabei de comprar outro e já vou vitrificar. Podem fazer sem medo vale a pena, somente precisa ter os cuidados necessários nas lavagens.

Avatar
Roberto patrus mundim pena 21 de outubro de 2020

Obrigado pelo texto e pelo alerta. Quase caí nessa empurroterapia.
Acho que o texto tem um erro. Ele diz que vale a pena e.conclui que não vale! Melhor reler e rever se eu estiver certo!
Obrigado!

Avatar
Fabíola 5 de agosto de 2020

Meu carro tem 1 ano e alguns meses. Não o deixo ao tempo. Está sempre em vagas cobertas. Sou muito cuidadosa com o carro. Sempre que o levo para lavar, indicam a vitrificação. Gosto muito do dono, gerente e confio neles, mas tenho medo de causar algum dano na pintura original.

Avatar
André fernandes 11 de setembro de 2019

Obrigado, me u ajudou muito, tava neon fazer essa cagada agora

Avatar
André fernandes 11 de setembro de 2019

Obrigado, meu ajudou muito, tava neon fazer essa cagada agora

Avatar
Lourdes O souza 11 de julho de 2019

Comprei meu carro zero eles querem me vender uma ionização, 500 reais , falaram que protege da maresia, chuva ácida, cocô de pombo, e riscos, preciso de ajuda, isso procede?

AutoPapo
AutoPapo 12 de julho de 2019

É um serviço dispensável, Lourdes.

Obrigado e abraço

Avatar
kleber 22 de fevereiro de 2020

você devia ter vergonha de ter publicado algo assim
sem base nenhuma no que falou
vitrificação é um produto de base vitrea, para proteção de até 3 anos da pintura do carro
lixa não se usa des de que se parou de usar o duco amigo, ta na hora de você se atualizar

e ao inves de publicar o que VOCÊ pensa estude sobre o assunto para não cometer o erro, de ensinar algoi errado as pessoas

Avatar
Douglas Bandeira 27 de abril de 2019

Concordo completamente com o comentário da Carboncar com relação ao uso da lixa. Outro ponto importante a mencionar é que o produto para vitrificação não é para simplesmente proteger a pintura, mas sim proteger o conjunto todo que começa pelo verniz. Portanto, certos danos que poderiam afetar o verniz tem uma barreira adicional vinda desta camada de vitrificação. Já com relação aos bancos de couro, depende do estado dos mesmos e da disponibilidade do proprietário de mante-lo em bom estado por longo tempo, existem bancos que duram mais do que outros por “n” motivos. Já vi carros com o mesmo tempo de uso mas com diferente aspecto do couro nos bancos. Uma proteção e cuidado a mais sempre ajudam (no caso da hidratação).

Avatar
Carboncar Estética Automotiva 6 de março de 2019

Vc está COMPLETAMENTE ERRADO em sua afirmação que é necessário lixar o carro para se aplicar vitrificadores… Antes de publicar um assunto que desconhece melhor se informar melhor… Primeiro, só se lixa um carro em caso de repintura ( ou situações extremamente excepcionais) com as linhas de produtos atuais a tal LIXAZINHA se faz quase que desnecessária… Informar bem e corretamente o cliente deveria ser seu primeiro passo para ter um blog de respeito e confiável amigo. Grande abraço.

Avatar
Jaime Cerqueira de Souza 23 de outubro de 2018

Ainda que pesquisei, encontrei estes comentários e lí! Rsrs. Acabei de receber a ligação da concessionária oferecendo vitrificação e hidratação do couro da HR-V Touring que comprei anteontem e vou retirar em até sete dias úteis. Economizei R$ 1.200,00.

Avatar
kleber 22 de fevereiro de 2020

vc deixou de proteger seu carro por uma matéria falsa
uma pessoa que ao inves de estudar o assunto para falar o que realmente é a vitrificação, ele só falou besteira
nada do que esta escrito ai acima é verdade

Avatar
Marisol 28 de outubro de 2020

Verdade. Já tive carro vitrificado e economizei quilos com lava rápido. Ele ficava quase 1 mes sem lavar. Comprei outro zero e vou fazer sim.

Avatar
Fransérgio Gomes Delgado 31 de dezembro de 2020

Escolha um profissional vitrificador que tenha experiência. Avalie os serviços (e carros) que ele já fez. Já os bancos, hidrate sempre que os limpar/lavar. Proteja seu carro, e seja feliz.

Avatar
Deixe um comentário