VW Taos: a promessa que não se concretizou

SUV é o mais vendido da categoria na Argentina, mas, no Brasil, é um verdadeiro fiasco e nunca cumpriu a sua missão

vw taos portal
VW Taos azul na estrada (Foto: VW | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/10/2023 às 07h02

O Volkswagen Taos foi o SUV mais vendido no mercado em setembro, não no brasileiro, mas no argentino, onde ele aliás é fabricado.

VEJA TAMBÉM:

  • Aqui o Taos está muito próximo de um fiasco, pois suas vendas mensais giram entre 1.000 e 1.500 unidades. Para quem não sabe se isso é muito ou pouco, os dois SUVs de sucesso da Volkswagen, o T-Cross e o Nivus, vendem cerca de 5.000 unidades por mês, cada um.
  • Ao lançar o Taos, a Volkswagen do Brasil estava com a doce ilusão de que ele iria substituir o Tiguan de cinco lugares. E agora ele volta a ser importado, o novo velho Tiguan, apenas com sete lugares, porque se viesse o de cinco, seria o tiro de misericórdia no Volkswagen Taos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jayme Teixeira 26 de dezembro de 2023

O carro tem um bom espaço interno, motor responde bem é relativamente econômico e não consome óleo, tem um excelente porta-malas, boa altura do solo e outros atributos. O acabamento não é seu ponto forte mas não chega a comprometer. Contudo o freio de estacionamento não é no pedal é eletrônico e tem freio a disco nas 4 rodas. Realmente não é o carro da moda, não faz sucesso com os vizinhos.

Avatar
alvaro 3 de novembro de 2023

o problema está na baixa produção na fábrica argentina. O pouco que vem de lá vende rápido. O resto é blá, blá-blá-blá

Avatar
Rafael Amichi 17 de outubro de 2023

Pessoal, bom dia. Boris Parabéns. São quase 15 anos que sigo você.

Sobre o Taos: Em Setembro e Outubro a Volks está fazendo uma campanha, dando R$19.000 de desconto e taxa zero em 24x (Ambas para o Highline) e R$14.000 ou 24x sem juros para a Confortline.

A Avaliação deve ocorrer sobre carros novos (Se há veículos melhores usados são outros 500 ou vocês nunca ouviram falar que “Não há nada tão caro quanto uma BMX BARATA?)

Por último, quem são os concorrentes do Taos Highline que sem teto, com essa campanha, custa R$193.500 (Cor Brannca)? Seguem os concorrentes por preço:

1 – COMPASS Limited/Longitude
2 – Corolla Cross XRE
3 – HR-V Touring/Advance
4 – Peugeot 3008 (Passa dos 200k)
5 – Ford Territory (Novo modelo também acima de 200k)
6 – CAOA Cherry Tiggo 8x e 7x Pro
7 – Fiat Fastback Limited Edition
8 – Chevrolet Equinox RS (Passa de 200k)

Sendo assim, me desculpem os entusiastas, pois IPVA é caro no Brasil todo (Na minha opnião é um imposto inútil e é o mesmo valor da BMW Antiga), quem realmente concorre com o Taos são Compass e um pouco atrás o HR-V.

A partir daí é possível avaliar qual destes é o melhor, Infelizmente o corolla cross está muito abaixo dessas opções, sendo a versão Hibrida a versão que salva o Carro.

UMA PENA vender tão pouco. Tenho 1 t-cross highline desde Setembro de 2019 e estou considerando a troca em um taos Highline, visto que o mesmo t-Cross hoje sai da na casa dos R$180.000. Uma pena mesmo e custando apenas R$12.000 a menos que versão mais legal do TAOS.

Grande abraço meus amigos e vamos aceitar a OPNIÃO do amigo quando criticam nossas mensagens. Abraço Boris.

Avatar
Walter Chagas jr 13 de outubro de 2023

Não tenho um TAOS mas sou capaz de apostar que o motivo do fiasco de vendas é o mesmo de muitos carros que eram tidos como ótimos e abendaram no mercado Brasileiro. PREÇO. Com 190 mil mais ou menos, que é preço dele, olha o tanto de coisa boa que voce compra. Dá pra pegar de boa até um BMW X3 e por aí afora. Além, claro, do preconceito bobo que brasileiro já arrumou pelo fato do TAOS ser um projeto chines.

Avatar
Jonas leal 12 de outubro de 2023

Tenho uma , nada a reclamar otimo carro, bem.melhor que jeep compass, e outros, tecnologia top, conforto 10000

Avatar
Reginaldo de Souza Pacheco 11 de outubro de 2023

Qts vc pagou de IPVA do seu fake jeep. É por este tipo de resposta que não gosto de dar posição nestes app. Seu ignorante

Avatar
Paulo Francisco Lourenço 11 de outubro de 2023

Parabéns pelos comentários acima e digo mais, a Volkswagen como líder de mercado também pode errar nas suas decisões, porém os seus erros custam muito mais caro do que as outras marcas. O Taos é um bom carro o deveria pensar é no seu preço. Será que ele entrega aquilo que estão pedindo? Mesmo que seja um Volkswagen. Só seu fã Boris Feldman

Avatar
Reginaldo de Souza Pacheco 11 de outubro de 2023

Não faz sucesso Aki porque o brasileiro gosta de ser enganado. Tenho um top ano 2022, excelente aceleração, consumo MT bom, estabilidade de um sedan(meu anterior era Jetta). Não tem suv melhor no mercado, mas a galera gosta de modinha.

Avatar
Vanderlei Santos 11 de outubro de 2023

Isso mesmo, o carro é um espetáculo.

Avatar
João da Silva 11 de outubro de 2023

O cidadão tem que comer fezes no café da manhã, no almoço e na janta para preferir andar nas latas de lixo que esse fabricante boqueta que é a Volkswagen em vez de andar em um Jeep HAHAHAHA

Avatar
JLS 11 de outubro de 2023

Ao meu ver deixa o Compass no chinelo, opinião de quem já experimentou os dois… estou muito satisfeito com o Taos HL.

Avatar
José Carlos da Silva 11 de outubro de 2023

Não fora frutífera a tentativa de substituir o Jetta 1.4 Comfortline pelo tal de Taos. O mercado está transbordando de SUV. E a definhar sedãs e peruas. A tentativa de trazer o Tiguan 7 lugares chegará atrasado. O Virtus não é Jetta, assim como o Taos não é Tiguan. E nem serão.

Avatar
João da Silva 11 de outubro de 2023

O Tiguan, apesar de ser um VW, marca de carro meia boca, até que era um carro decente e essa bicheira do Taos merece todo o fracasso que vem coletando na tentativa fracassada de substituir o irmão maior.
Tem 2 coisas que só argentino é burro o suficiente para fazer:
Uma é votar em Kirchner. A outra é comprar esse projeto de SUV chamado Taos

Avatar
Deixe um comentário