Porsche reedita o purista 911 Carrera T para geração 992

Porsche 911 Carrera T volta ao mercado pela terceira vez; versão tem transmissão manual e peso aliviado para quem quer cair na estrada

porsche 911 carrera t 2024 verde movimento
Porsche 911 Carrera T volta ao catálogo da marca alemã para quem busca condução purista (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 19/10/2022 às 14h47

O Porsche 911 Carrera T está de volta. A versão em que a consoante é uma abreviação de Turismo passa a ser oferecida pela terceira vez, nestes 59 anos de existência do Nine Eleven.

VEJA TAMBÉM:

Essa versão surgiu em 1968, na geração original do 911, e voltou a ser oferecida em 2017, já na geração 991. Agora ela estreia na 992, como a versão mais leve da linha, com apenas 1.470 kg.

porsche 911 carrera t 2024 verde perfil
Carrera T vem de série com rodas aro 20, no eixo dianteiro, e 21 na traseira

A ideia desse carro é ser um Gran Turismo nato. Leve, rápido e com acesso para apenas dois ocupantes e uma aventura rodoviária diante do volante. Tanto é que a Porsche removeu os dois “banquinhos” da versão. Espaço para uma garbosa bolsa em couro, já que o porta-malas, sob o capô, não cabe muita coisa.

Transmissão do 911 Carrera T

Mas o grande barato desse 911 está em seu conjunto mecânico. Ele utiliza o conhecido boxer 3.0 biturbo de 385 cv e 45 kgfm de torque. A grande diferença é que no lugar da transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas, o Carrera T utiliza uma caixa manual de sete marchas.

E como se trata de um 911 purista, o cupê tem tração traseira. Os números de desempenho empolgam, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e máxima de 391 km/h.

porsche 911 carrera t 2024 verde traseira
Motor boxer do Carrera T tem os mesmos 385 cv do Carrera “básico”, que garantem muita esportividade

No entanto, se o consumidor fizer questão da caixa automatizada (que é como colocar adoçante num expresso), ela está disponível como opcional. Tomara que seja bastante cara.

Por dentro, o Carrera T oferece as comodidades da geração 992, com quadro de instrumentos com conta-giros central analógico e relógios virtuais nas laterais, multimídia com conexão para smartphones, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico, assim como assistentes de condução. O seja, praticamente tudo que se tem num Carrara “básico”.

porsche 911 carrera t 2024 interior
Mesmo sendo uma versão com peso aliviado, não falta comodidade no interior do Carrera T

No entanto, o Carrera T também recebeu bancos de fibra de carbono, para ajudar na redução de peso. Comprador pode optar por ajustes elétricos. Revestimento de couro “estendido” também entra no pacote de opcionais.

A versão chega às concessionárias europeias em fevereiro de 2023, com preço inicial de 123.845 euros (R$ 640 mil). Por aqui, ele deve chegar até o final do próximo ano. Se fosse lançado hoje, giraria em torno dos R$ 800 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário