ACC: confira 10 curiosidades sobre o Adaptive Cruise Control

Assistente de condução que tem duas funções básicas não ultrapassa pela direita ou é desativado pelo acionamento do acelerador

Nos carros com painel digital, a função ACC é projetada na tela
Nos carros com painel digital, a função ACC é projetada na tela (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 09/11/2020 às 18h08

O Adaptive Cruise Control (ACC) está cada vez mais presente nos modelos vendidos no Brasil. Entenda melhor o funcionamento do assistente de condução capaz de controlar a velocidade dos veículos e a distância entre o carro e o automóvel à sua frente.

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O que é ACC?

De acordo com o Diretor Adjunto de Engenharia da Volkswagen, Antonio Carnielli Jr., o ACC é uma evolução do “Controlador de Velocidade”, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.

“Importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista”, completa o executivo.

Para explicar em detalhes o funcionamento do Adaptive Cruise Control, a fabricante desenvolveu uma lista com 10 informações. Confira:

1. O ACC tem duas funções básicas

Todo Adaptive Cruise Control tem duas funções básicas: manter, a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista, a velocidade do carro e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens.

2. Um assistente de condução, não um motorista particular

O ACC não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Ou seja, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem.

3. Não existe ACC sem Front Assist

Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver.

Ao detectar uma rápida aproximação em relação a um carro adiante, o Front Assist emite um aviso sonoro e outro luminoso, e dá uma “cutucada” no freio, alertando o motorista. Na sequência, vai aumentando a força de frenagem até a parada total do carro.

4. Distância mínima de segurança

Além do conforto, o Adaptive Cruise Control também entrega segurança. Por isso, no momento em que o motorista está ajustando a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente, o sistema automaticamente determina uma distância mínima necessária de segurança. Desta maneira, em uma situação de risco iminente, o motorista terá condições de evitar um acidente. Se depender apenas do ACC, o motorista nunca “anda colado” ao carro à frente.

5. “Quem” faz a leitura do tráfego à frente?

Resposta: um radar! Este equipamento tem a mesma finalidade dos utilizados em aeronaves, realizando a “varredura” do trânsito à frente, detectando a presença de outros veículos e mandando constantemente informações à central eletrônica do sistema, que, a partir delas, toma as decisões de frear ou acelerar. No Nivus, este radar está posicionado atrás do novo logo da Volkswagen, na grade frontal.

painel digital com acc adaptive cruise control e limite de velocidade projetados shutterstock
Nos carros com painel digital, a função ACC é projetada na tela (Foto: Shutterstock)

6. Desenvolvido para o trânsito

O radar utilizado no Adaptive Cruise Control foi desenvolvido para atender às necessidades de um ambiente viário, como ruas, avenidas e estradas, sendo projetado para detectar veículos parados e em movimento.

7. Todo ACC é igual?

A resposta para esta pergunta é “não”. Um ACC pode oferecer mais recursos do que outro, dependendo modelo. Alguns deles têm a função “Stop & Go”, que faz o carro parar completamente, caso o veículo à frente também pare, e retoma a velocidade assim que o veículo adiante volte a acelerar.

8. ACC não ultrapassa pela direita

Para reduzir os riscos de um acidente, o sistema não realiza ultrapassagens pela direita em rodovia e a velocidades acima de 80 km/h. No caso de um carro estar na pista da esquerda impedindo que o veículo atrás (com o ACC ligado) ultrapasse, mesmo o motorista mudando para a faixa da direita para tentar efetuar a manobra, o Adaptive Cruise Control faz a leitura da situação e não realiza a ultrapassagem pela direita.

Para executar a manobra, o motorista terá que assumir o controle de todas as ações do veículo, pisando no acelerador e assim desabilitando o ACC, momentaneamente.

9. Reassuma o controle quando quiser

Mesmo com o ACC em funcionamento, o motorista é responsável por conduzir o veículo, tomando todas as decisões. O que muitos não sabem é que, ao tocar no pedal do freio ou simplesmente pressionar a tecla “Cancel” no volante multifuncional, o sistema será desligado automaticamente, por entender que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.

10. Pisar no acelerador não desliga o ACC

Ao contrário do que muitos imaginam, pisar no acelerador “não” desabilita automaticamente o ACC, pois o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Durante a manobra, o Adaptive Cruise Control fica em “stand by”.

Após a conclusão da manobra, o condutor pode tirar novamente o pé do acelerador completamente que o ACC voltará a funcionar a partir dos ajustes pré-estabelecidos de velocidade e distância em relação ao carro à frente.

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1 Comentário
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mauricio namba 9 de novembro de 2020

Uso o ACC do meu Nivus em avenidas como a 23 de maio em SP, eita coisa sensacional, funciona direitinho. Unico porém é que no Brasil a distancia segura é sempre uma “vaga disponivel” para outros motoristas mudando de faixa, então toda hora algum outro carro entra na sua frente e o ACC detecta isso e freia automaticamente, podendo provocar uma colisão na traseira do carro que vem atrás e não entende o porquê da freiada

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