Alfa Romeo Milano é parente do novo Argo e usa motor de Peugeot

O novo modelo de entrada da marca italiana tem versão híbrida ou 100% elétrica, usando a plataforma francesa que virou padrão na Stellantis

alfa romeo milano speciale vermelho frente parado
O SUV tem porte compacto, similar ao do Renault Kardian (Fotos: Alfa Romeo | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/04/2024 às 16h02

Uma hora isso iria acontece, a Alfa Romeo lançou seu primeiro carro elétrico. A marca italiana mais amada pelos entusiastas apresentou o Milano, um SUV compacto que conta com versões híbridas e elétricas.

O modelo usa a plataforma CMP, que teve origem na PSA e hoje virou a base padrão para os carros compactos da Stellantis. Ela será usada no Brasil com a nova geração do Fiat Argo e já é produzida por aqui com a família do Citroën C3.

alfa romeo milano speciale vermelho lateral parado
A versão elétrica mais esportiva tem 240 cv

VEJA TAMBÉM:

Ele também estreia na marca a nova identidade visual, que inclui uma versão do logo da Alfa Romeo na grade em formato de coração. Algo que já está causando polêmicas.

O Alfa Romeo Milano tem porte similar ao do Renault Kardian, com 4,17 m de comprimento e 1,78 m de largura. Um destaque é o porta-malas, com 400 litros de porta-malas.

Por ser da marca premium da Stellantis, o Milano traz interior mais bem acabado que outros carros desse porte. O pacote de conectividade inclui assistente virtual acionada por comandos de voz com ChatGPT.

alfa romeo milano speciale elettrica interior painel
O assistente virtual da marca utiliza ChatGPT

Cara de Alfa Romeo, coração de Peugeot

Nas versões híbridas do Alfa Romeo Milano é usado o motor 1.2 turbo PureTech de três cilindros, com origem na PSA. Ele trabalha no ciclo Miller para maior eficiência junto do sistema eletrificado de 48 volts.

O motor elétrico é integrado ao câmbio de dupla embreagem, sistema que já é usado por outros carros da Stellantis na Europa. A potência total do conjunto é de 136 cv. A tração é integral.

alfa romeo milano speciale elettrica vermelho traseiro parado
Opção híbrida é a menos potente, porém é a única com tração nas quatro rodas

Quem quiser desempenho no Alfa Romeo Milano terá que escolher o modelo elétrico. A versão mais mansa tem 156 cv e baterias de 54 kWh, que dão autonomia de 410 km no ciclo WLTP.

A versão mais forte do Milano é a Ellettrica Veloce, com motor de 240 cv. Essa força vai para as rodas dianteiras através de um diferencial de deslizamento limitado Torsen, esquema similar ao do Fiat 600 Abarth.

Segundo a Alfa Romeo, o acerto de chassi do Milano Ellettrica Veloce honra os hatches esportivos anteriores, como o Giulietta Quadrifoglio. As vendas na Europa já foram iniciadas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário