Hackers atacam APP de transporte e provocam megacongestionamento

O ataque cibernético causou um congestionamento de táxis de mais de duas horas na metrópole de Moscou, na Rússia

Anonymous engarrafamento taxi
O Anonymous assumiu a responsabilidade pelo incidente e não tem intenção de interromper sua atividade (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/09/2022 às 16h24

A capital da Rússia, Moscou, já sofre com grandes engarrafamentos. Segundo a Forbes, a metrópole foi a 5ª cidade do mundo no seu ranking de congestionamentos de 2018. Entretanto, a causa deste foi diferente. A comunidade Anonymous hackeou o aplicativo Yandex Taxi e direcionou os carros mais próximos para o mesmo ponto, causando um fluxo de carros intransitável. O engarrafamento foi estimado em 2 horas de trânsito e ocorreu na última quinta-feira (1).

Ainda de acordo com a Forbes, desta vez por parte de sua filial russa, a empresa garante que o seu departamento de segurança so aplicativo “já resolveu a vulnerabilidade que permitiu o hack”.

VEJA TAMBÉM:

Um vídeo postado no Twitter exemplifica bem o ocorrido:

Na gravação é possível ver dezenas de táxis indo na mesma direção e em baixa velocidade, por conta do fluxo de carros causados pelo hack do aplicativo. Em nota à agência estatal russa TASS, diz que a região de Fili foi afetada e o congestionamento durou cerca de 40 minutos.

O Anonymous assumiu a responsabilidade pelo incidente e não tem intenção de interromper sua atividade.

O ataque não veio por acaso. No início do ano, o grupo Anonymous declarou “guerra cibernética” ao governo Russo. Eles também já assumiram a autoria de ataques contra sites do governo e também de invasões a canais locais.

Anonymous

O grupo Anonymous é o mais conhecido coletivo de hackers do mundo. Ele começou a aparecer na mídia em meados de 2010, quando fez uma série de ataques contra empresas estadunidenses e agências governamentais do país. Na ocasião, dados foram roubados e sites foram tirados do ar.

Ao longo dos anos, o Anonymous realizou outras atividades como a divulgação de uma ação judicial em que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, era acusado de estupro, abuso sexual, violência física e outros crimes. Também foram responsáveis por vazar dados do presidente Jair Bolsonaro em 2020.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário