Nova Ram 1500 é mais beberrona que a antiga V8

A marca que optou por essa substituição pensando na redução de emissões foi surpreendida pelos dados de fiscalização

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Seria mais econômico ter mantido o V8 Hemi (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 22/03/2024 às 19h02
Atualizado em 25/03/2024 às 09h01

A Stellantis deixou muitos corações partidos quando parou de equipar alguns de seus modelos com o gigante motor Hemi V8. Substituindo veio o seis cilindros Hurricane, uma medida mais mansa e visando menor poluição atmosférica. Mas parece que o tiro saiu pela culatra já que o menor emite mais que o maior.

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ram 1500 rebel vermelho flame 2022 frente parado com morro ao fundo
A Ram 1500 Rebel brasileira seguem com o antigo motor V8 (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Recentemente, divulgados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), os números oficiais de economia de combustível da linha 2025 Ram 1500 revelam que o Hurricane I6, apesar de ter dois cilindros a menos, apresenta em grande parte números de economia de combustível inferiores ao antigo motor V8 da Ram.

A versão de alto rendimento do Hurricane I6, com 540 cv de potência e 72 kgfm de torque, registra 6 km/l na cidade, 9 km/l na rodovia e 7 km/l combinados. Em comparação, o antigo V8 de 5,7 litros alcançava 7 km/l na cidade, 9 km/l na rodovia e 8 km/l combinados, destacando a menor eficiência do novo motor em todos os aspectos. Além disso, o I6 de alto rendimento exige combustível de 91 octanas, tornando seu custo de operação ainda mais alto.

Mesmo a versão de saída padrão do Hurricane I6 supera marginalmente o antigo motor V8 em termos de eficiência de combustível, com 7 km/l na cidade, 10 km/l na rodovia e 8 km/l combinados. Segundo a EPA, o novo I6 padrão economiza cerca de US$ 2.000 em custos de combustível ao longo de cinco anos em comparação com o V8, apesar de oferecer mais potência, com 420 cv e 64 kgfm de torque.

Embora o novo I6 ofereça desempenho superior em diversas áreas, incluindo velocidade, reboque e transporte, essa melhoria vem acompanhada de um aumento no consumo de combustível. Este caso serve como um lembrete de que a redução das emissões não necessariamente se traduz em melhorias na eficiência do combustível ou redução nos custos de propriedade.

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