Audi oficializa participação na F1 em parceria com a Sauber

Audi oficializou o que já era esperado e confimou uma parceria técnica com a equipe suíça Sauber como fornecedor de motores para 2026

audi f1 sauber 2026 grid motores
Audi se sentiu atraída pelo novo regulamento de motores da F1 e vai virar uma fornecedora a partir de 2026 (Foto: Audi | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 26/10/2022 às 12h02

O que já era fortemente especulado no paddock da F1 veio à tona na manhã desta quarta-feira: Audi e Sauber serão parceiras na principal categoria do esporte a motor a partir de 2026, quando entra em vigência o novo regulamento de motores.

A montadora alemã se tornará “parceiro técnico” do time suíço que hoje corre sob o nome de Alfa Romeo na Fórmula 1. Além disso, a Audi pretende adquirir ações do Grupo Sauber ao longo dos anos.

VEJA TAMBÉM:

Há cerca de dois meses, durante o GP da Bélgica, a marca das quatro argolas havia confirmado sua presença no grid da F1 a partir de 2026, e dizia que assumiria as operações de uma equipe já em atividade. Na época, ainda não havia notícias oficiais de que a aliança seria junto ao Grupo Sauber, no entanto, os rumores ficaram ainda maiores quando a Alfa Romeo anunciou que não seguiria com os suíços após o fim da temporada 2023.

Após o fim do acordo entre as duas partes, ainda não se sabe qual a nomenclatura a escuderia de Peter Sauber vai adotar para as temporadas 2024 e 2025.

No comunicado emitido nesta manhã os alemães deram mais detalhes de como funcionará as operações da equipe. O motor será desenvolvido no Centro Competente de Automobilismo da Audi, em Neuburg, enquanto a Sauber será responsável pelo projeto e fabricação do carro em Hinwil, na Suíça.

A Audi, inclusive, já conhece as estruturas de sua nova parceira pois utilizou o túnel de vento da equipe durante uma passagem no Mundial de Endurance e do DTM no passado.

Oliver Hoffman, membro da diretoria de desenvolvimento técnico da Audi, se mostrou satisfeito com os rumos que as coisas estão levando para a F1:

“Estamos felizes por ganhar um parceiro tão experiente e competente para nosso projeto ambicioso da Fórmula 1. A Sauber já é conhecida por sua fábrica de ponta e equipe experiente de colaborações anteriores, e estamos convencidos de que formaremos uma equipe forte”.

A montadora alemã também confirmou pretensões de adquirir ações do grupo Sauber, mas não especificou quanto. As especulações apontam para 75% em parcelas de 25% entre 2023 e 2025.

Em 2026, a F1 vai passar por uma grande mudança no regulamento de motores, que vai usar uma tecnologia mais sustentável – fator que atraiu a Audi para a categoria. A partir dessa data o trem de força elétrico terá tanta potência quanto o a combustão e os motores 1.6 turbo serão abastecidos com combustível sintético neutro em emissões de CO2.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário