‘Eletrificação não é o caminho’: BMW defende carro a hidrogênio

BMW é contra todas as marcas se tornarem completamente elétricas e acredita que o carro a hidrogênio também é uma alternativa sustentável

bmw ix5 carro hidrogenio
BMW já investe no carro movido a hidrogênio (Foto: BMW | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 16/09/2022 às 13h03

Apesar da proposta da Europa de eletrificar todos os veículos produzidos a partir de 2035, algumas fabricantes que atuam no mercado do velho continente não são a favor desse método, e acreditam que existem outras formas de zerar a emissão de carbono dos veículos.

Uma delas é a BMW, que apoia os motores a combustão movidos a hidrogênio. Durante a conferência do Dia da Inovação em Erlangen, Alemanha, Oliver Zipse, CEO da marca alemã, disse que as autoridades devem ser receptivas a qualquer tipo de tecnologia de propulsão limpa, e não apenas a elétrica.

Achamos errado desligar o motor de combustão na Europa. A indústria parecerá diferente em termos de escala e estrutura do que é hoje se for para apenas uma tecnologia.

VEJA TAMBÉM:

Zipse acredita que caso seja seguido o plano de reduzir as emissões de CO2 em 5% “efeitos climáticos positivos maciços”, e afirmou que o motor a hidrogênio também pode ser um caminho para isso.

Apesar de não ser favorável à produção exclusiva de carros a bateria, a BMW possui em sua gama modelos elétricos, além dos híbridos, a combustão e modelos de produção movidos a hidrogênio.

Segundo o executivo, sua repulsa à total eletrificação está relacionado a estrutura de muitos países, uma vez que expansão das redes de carregamento elétrico levará muito tempo e demanda um investimento altíssimo para atender as metas de proteção climáticas. Segundo Zipse, o hidrogênio é” a única a matéria-prima que pode ser produzida e armazenada de forma sustentável.”

Oliver ainda reiterou que o hidrogênio não exige novas estruturas de abastecimento, como é o caso dos carros com motores elétricos. Afinal, postos de gasolina podem ser convertidos em questão de dias.

O caminho é relativamente curto, ao contrário da eletromobilidade , onde você precisa de conexões à rede de média tensão e precisa de uma infraestrutura de carregamento para cada carro. Isso é muito trabalho. Isso funcionará, mas não como a única solução.”

O Boris já explicou como funciona o carro a hidrogênio. Veja:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 16 de setembro de 2022

BMW está certa: a eletrificação não é a única alternativa para a descarbonização!
E nem mesmo é a melhor!

Avatar
Deixe um comentário