BMW Serie 3 chega de cara nova partindo de R$ 308 mil

BMW Série 3 renovado será oferecido em três versões equipadas com motor 2.0 turbo de 184 cv, com produção na planta de Araquari (SC)

bmw serie 3 320 i m sport 2023 prata tres quartos
Novo BMW Série 3 estreia com visual renovado, mas sem carregar na tinta (Fotos: BMW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 01/11/2022 às 10h03

A BMW acaba de lançar a linha 2023 do Série 3, que chega com visual renovado. O sedã já tinha sido atualizado na Europa e agora estreia no Brasil, onde é produzido na unidade de Araquari, em Santa Catarina. E fomos até o interior de São Paulo para conferir como anda o sedã.

Oferecido em três versões, seus preços partem de R$ 307.950. Todas elas são equipadas com o conhecido motor 2.0 turbo de 184 cv e 30 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de oito marchas (que tem acionamento por teclas) e tração traseira.

VEJA TAMBÉM:

A remoção da alavanca de câmbio segue tendência no mercado premium. Sem conexões mecânicas, os comandos de posições são feitos de forma eletrônica, o que elimina a necessidade de peças articuladas. Basta pressionar a tecla e colocar na posição desejada.

bmw serie 3 320 i m sport 2023 prata transmissao
Transmissão com acionamento por teclas aposenta a alavanca de câmbio

Reestilização do BMW Série 3

O sedã passou por sua primeira plástica da atual geração. Recebeu retoques nos faróis, grade. lanternas e para-choques. No entanto, sem abusar das linhas, como tem ocorrido com modelos como Série 2 Coupé e Série 7.

bmw serie 3 320 i m sport 2023 prata movimento
BMW 320i M Sport tem comportamento esportivo, mas sem a truculência dos modelos M

A BMW foi comedida na plástica. E tem razões para isso. O sedã é o um dos principais produtos da marca de Munique, desde a década de 1970, e a fabricante nunca corre riscos com ele. Só no Brasil, foram mais de 30 mil unidades nacionais, desde 2014.

Interior

E se por fora, mas mudanças foram sutis, por dentro chama atenção o novo quadro de instrumentos integrado ao módulo multimídia. Trata-se do mesmo etilo adotado no iX e que tem sido adotado nos lançamentos recentes da marca.

bmw serie 3 320 i m sport 2023 prata quadro de instrumentos id8
Quadro de instrumentos flutuante é conjugado com a tela do multimídia

Junto da tela, o Série 3 também recebeu sistema iD8. Os conteúdos são exibidos por abas que podem ser configuradas ao gosto do motorista. Inclusive, o sistema permite criar usuários diferentes. Assim, cada motorista pode organizar aplicativos e funções a sua maneira.

O Série 3 com comandos por voz, assistentes de condução e conectividade com smartphones e internet 5G para informações de tráfego e atualizações remotas. O serviço não tem cobrança, mas não permite compartilhar banda com telefones.

Conteúdos

O BMW Série 3 conta com:

  • Bancos revestidos em couro
  • Ajuste elétrico
  • Partida sem chave
  • Quadro de instrumentos digital
  • Multimídia iD8 (com conexão para smartphones e câmera 360°)
  • 5G embarcado (para atualização remota, navegação e noticiário)
  • Ar-condicionado digital de três zonas
  • Parking Assistant e Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo)
  • Driving Assistant (assistente de condução com monitor de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções)
  • Faróis Full LED adaptativos
  • Rodas aro 18 ou 19 polegadas (320i M Sport)

Ao volante do 320i M Sport

Guiamos a versão topo de linha do BMW Série 3, 320i M Sport, que se diferencia pelo estilo arrojoado, rodas de 19 polegadas e pacote de conteúdos mais farto.

O comportamento do Série 3 impressiona, os 30 kgfm de torque aparecem já a 1.350 rpm. Ou seja, é praticamente toda força ainda em ponto-morto. Isso garante que agilidade para arrancar e nas ultrapassagens.

bmw serie 3 320 i m sport 2023 prata traseira
Na traseira, o BMW Série 3 recebeu leves retoques nos para-choques e lanternas

O acerto de suspensão é caractarístico dos modelos da fabricante bávara. O 320i tem muito “chão” e acerto firme, mas sem ser tão duro quanto no 330i M Sport e nos furiosos M3 e M4.

A direção bem direta e a tração traseira, fazem desse sedã um carro esporte, sem penalizar o conforto e o espaço interno. Ele leva quatro adultos com muito conforto. Com cinco ocupantes, quem viaja no meio sofre com o túnel central elevado e falta de espaço para os ombros. Já o porta-malas comporta 360 litros de bagagem.

Versão Preço
320i GP R$ 307.950
320i Sport GP R$ 327.950
320i M Sport R$ 347.950
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário