Proibida, bomba branca é diferente do posto bandeira branca; entenda

Bomba branca estava autorizada como tentativa de baixar o preço do combustível, mas muitos postos não cumpriram regras e abriram margem para ilegalidades

bomba branca interditada portal
ANP reverteu decisão que autorizava a prática nos postos (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 15/02/2024 às 17h03

A ANP, agência que regula, entre outras coisas, o comércio de combustível no Brasil, determinou a proibição da chamada bomba branca nos postos do país. Mas os postos bandeira branca, seguem com o seu funcionamento legalizado. Mas, afinal, qual a diferença entre a bomba branca e o posto bandeira branca?

Bomba branca é a que fornecia o combustível dentro de um posto de uma marca famosa, mas fornecido por outra distribuidora, diferente da bandeira que ele ostenta. Mas e aí, como é que você sabe? Ah porque o dom do posto era obrigado a colocar naquela bomba “olha essa bomba não é Shell, viu!? é outra marca.”

VEJA TAMBÉM:

Mas uma decisão judicial de Ação Civil Pública, em trâmite na 1ª Vara Federal e Cível de Uberlândia (MG), determinou o fim da bomba branca no fim do ano passado. No dia 31 de janeiro de 2024, por meio do Ofício nº 14, a ANP ampliou em âmbito nacional a proibição dela.

Por que a bomba branca foi proibida?

Estabelecida em novembro de 2021, a resolução 858 revisou diversas regras de comercialização de combustíveis e regulamentou a instalação de “bombas brancas” nos postos, que são bombas que ofertam ao consumidor um produto de origem distinta da marca exibida pelo posto.

O Instituto Combustível Legal se manifestou a favor do fim da bomba branca. Em comunicado, o ICL atesta que ela promovia riscos de falta de sinalização ao cliente, uma vez que nem sempre é possível identificar que a bomba escolhida para abastecer pode ser diferente das demais dentro de um mesmo posto.

Bomba branca: margem para ilegalidade

Também ampliou espaço para que distribuidoras não ortodoxas, que utilizam de mecanismos protelatórios para não pagamento de tributos, e sem preocupação com a garantia de qualidade dos produtos, entrassem em mercados leais e legais e comercializassem para rede de postos descompromissados com seus consumidores.

Ainda proporciona concorrência desleal, distorção no mercado, além de ferir o dever de veracidade e de transparência na publicidade.

“Por esses motivos, o ICL apoia a importante decisão que determina o fim da bomba branca”, comunicou o instituto.

Posto bandeira branca

O posto bandeira branca opera de forma legal. Ele é um estabelecimento independente, ou seja, não está atrelado a nenhuma distribuidora (como BR, Shell, Ale…), então ele é livre para negociar com a que for mais conveniente para ele naquele momento. O posto bandeira branca simplesmente compra o etanol e os derivados de petróleo da refinaria ou do fornecedor que oferecer o melhor preço e qualidade.

Mas, existem os mitos de que o bandeira branca vende combustível sem qualidade. Uma lenda estimulada que interessa às poderosas. Saiba que combustível adulterado pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo os de bandeiras consagradas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Georges 19 de fevereiro de 2024

Agora, pede para fazer o teste de qualidade do combustível que estão te ofertando, seja em posto de bandeira, sem bandeira, com bomba branca, verde amarela ou azul anil: a chave tá com o gerente mas ele saiu, o equipamento quebrou e por aí vai.

Avatar
Deixe um comentário