Bugatti Bolide utiliza maior sistema de freios que surgiram no Concorde

O modelo que é feito para as pistas custa cerca de R$ 21 milhões em uma conversão direta e é um tipo exclusivo que já se esgotou

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O modelo exclusivo já se esgotou (Foto: Bugatti | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 26/02/2024 às 09h02

O aguardado Bugatti Bolide, projetado exclusivamente para as pistas e prestes a ser entregue aos clientes no final deste ano passou por aprimoramentos, especialmente em sua tecnologia de freios em colaboração com a italiana Brembo. A parceria resultou no desenvolvimento do maior sistema de freios carbono já produzido pela marca.

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Os freios carbono , inicialmente concebidos para aeronaves Concorde e posteriormente incorporados à Fórmula 1, destacam-se como um dos pontos de excelência do Bolide.

  • A Bugatti afirma que as tecnologias empregadas rivalizam com as presentes nos carros de Fórmula 1 contemporâneos, garantindo desempenho de frenagem consistente e evitando o desgaste excessivo dos freios.

Aprimorando ainda mais a eficiência do sistema, a Bugatti concentrou-se na melhoria da refrigeração dos freios, direcionando entre 85% e 90% do fluxo de ar para os discos e pastilhas. O resultado é um sistema robusto que promete desempenho excepcional em condições extremas.

Quanto às dimensões, o sistema de freios carbono da Bugatti Bolide, desenvolvido pela CFD, inclui duas pinças monobloco de oito pistões na dianteira, alojando pastilhas de alto desempenho de 25 mm e discos de carbono de 390×37,5 mm. Na traseira, duas pinças monobloco de seis pistões trabalham com pastilhas de tamanho ligeiramente inferior e discos de carbono de 390×34 mm. Cilindros mestres personalizados e fluido especialmente formulado complementam os componentes.

Com produção restrita a 40 unidades, todas já esgotadas ao preço substancial de € 4 milhões (aproximadamente R$ 21 milhões), o Bugatti Bolide é um exclusivo para poucos sortudos.

Além do impressionante sistema de freios, o veículo apresenta um modo dedicado para pneus de chuva, minimizando a tendência de sair de traseira, e uma luz de chuva inspirada na Fórmula 1.

Estou imensamente orgulhoso do trabalho realizado no desenvolvimento do Bolide, um carro hiperesportivo exclusivo para pista que encapsula a herança de corrida da Bugatti. Em colaboração com a Brembo, projetamos um sistema de freios que não apenas atende, mas supera as exigências extraordinárias do Bolide”, apontou Emilio Scervo, CTO da Bugatti Rimac.

Confira o vídeo da Bugatti Bolide:

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