BYD arranca na busca pelo motor híbrido flex

A chinesa anunciou a criação de centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador e enxerga a capital como Vale do Silício baiano

BYD logo
A marca está focando suas plantas na Bahia (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 24/08/2023 às 13h32

A BYD planeja criar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA). O novo projeto seria destinado ao desenvolvimento de um motor híbrido flex, visando o uso do etanol como principal combustível inflamável junto a bateria. A nova estrutura fica a cerca de 50 km da cidade de Camaçari, onde a chinesa já investiu R$ 3 bilhões na construção de um complexo fabril.

VEJA TAMBÉM:

CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues
Mais investimentos são previstos para o estado nordestino (Foto: Agência Bullet | Divulgação)

O anúncio da BYD foi feito pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, em evento realizado no último dia 17. Estavam presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outras autoridades.

Segundo Li, a BYD vai trazer essa tecnologia para o Brasil e para a Bahia a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira.

Nós vamos trazer nosso time de experts engenharia para o Brasil porque entendemos que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex. Então esse é o anúncio que temos a fazer esta noite: criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia trazendo o know-how e treinamentos para transformar também a capital baiana no Vale do Silício brasileiro”, ressaltou o CEO.

Ainda no evento foi divulgado que, em outubro, o presidente global da BYD, Wang Chuanfu estará presente na Bahia para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari.

  • A linha de montagem será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China, e a greentech quer levar ao país pelo menos 100 brasileiros para aprender todos os processos produtivos que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025. Com a capacidade estimada para entregar 150 mil unidades por ano, a BYD produzirá os modelos BYD Dolphin, 100% elétrico, e o BYD Song Plus.

O complexo BYD agregará também outras duas fábricas: uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do país, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato, matérias-primas destinadas à produção de baterias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 24 de agosto de 2023

O governo da Bahia está tentando salvar a região que sofreu com a saída da Ford. Depois de várias tentativas de negociação, nenhuma fábrica quis comprar a fábrica e sim o governo baiano. Na minha opinião, o dinheiro público deveria ser utilizado para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em centros de pesquisas de universidades públicas em parceria com a indústria automotiva. Outras indústrias que já estão instaladas no Brasil já estão fazendo pesquisas semelhantes, porém não com essa mesma propaganda que o governo da Bahia faz.

Avatar
Deixe um comentário