Hitech inaugura fábrica de caminhões elétricos ‘acessíveis’ no Brasil

Já atuante há sete anos no Brasil, Hitech Electric vai abrir sua primeira fábrica no país para produzir caminhões elétricos de pequeno porte

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Os pequenos caminhões elétricos têm até 280 km de autonomia (Foto: Hitech Electric)
Por Bernardo Castro
Publicado em 08/02/2023 às 12h03
Atualizado em 08/02/2023 às 16h39

O Brasil está prestes a ganhar uma fábrica de caminhões elétricos, graças ao aumento da presença da Hitech Electric no mercado nacional. A empresa já atua com modelos a bateria de pequeno porte no país desde 2017, e agora vai inaugurar a sua primeira linha de montagem por aqui em março.

A planta fica em Capo Largo (PR) e ocupa uma área de 10 mil m². No início das operações, o local está previsto para produzir cerca de 50 caminhões elétricos por mês, mas o número deve dobrar em pouco tempo.

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A linha de montagem será dedicada aos utilitários de pequeno porte que serão equipados com baterias da WEG, empresa brasileira que vai fornecer o conjunto de fosfato de ferro-lítio (LFP).

No local serão produzidos dois modelos: o e.coTruck, com caçamba, e o e.coCargo, com baú. De acordo com a Quatro Rodas, os preços do primeiro partem dos R$ 123.920, enquanto o segundo tem valor inicial de R$ 125.420.

Todos eles são voltados para uso interno em indústria ou entregas urbanas, e têm motor elétrico com 16 cv e pico de 32,6 cv. Apesar da potência baixa, a capacidade de carga homologada é de 800 km, mas em contrapartida a velocidade máxima é de 70 km/h.

Ainda segundo a revista, o comprador interessado nos caminhões elétricos pode optar por três versões de bateria, com variadas autonomias. A mais simples é de 7,7 kWh e garante autonomia de 80 km – essa é voltado para o uso das empresas. A intermediária é de 15,7 kWh, a autonomia sobe para 140 km, mas o preço também é mais salgado: R$ 15 mil. E por último, são duas baterias de 15,7 kWh, que entrega uma autonomia de 280 km e joga o preço para R$ 180 mil

A recarga pode ser feita em qualquer tomada de 110V ou 220V. De acordo com a Hitech, todos os caminhões elétricos do primeiro lote já estão vendidos.

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