Obsessão por caminhonetes e SUVs tem consequências fatais

Nos EUA, um em cada dez motoristas e passageiros, no banco da frente dos carros. não usa cinto de segurança, e 45% dirigem cerca de 24 km/h acima do limite

ford f 150 lariat sport supercrew azul frente em movimento
Carro mais vendido nos EUA pesa 2.584 kg (Foto: Ford | Divulgação )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 24/02/2023 às 18h03

Em 2021, acidentes de trânsito foram a segunda principal causa de morte entre norte-americanos com menos de 45 anos. Número à frente da Covid-19, suicídios e violência armada. Mas o que chama atenção é que a letalidade dos acidentes estão diretamente ligadas ao porte dos carros envolvidos nas ocorrências.

Nos Estados Unidos, a média de peso do carro comprado em 2021 era 1,94 toneladas, meia tonelada a mais que a média europeia. Compras de SUVs e picapes agora respondem por quatro em cada cinco veículos novos comprados nos EUA, contra um em cada cinco há 50 anos.

VEJA TAMBÉM:

Por que os americanos compram caminhonetes?

Usando o padrão de compra de carros é possível encontrar uma relação com a divisão política dos EUA. Os republicanos são mais propensos do que os democratas a comprar um veículo novo de qualquer tipo, e muito mais propensos a comprar um automóvel grande.

f 150 lariat 8
F-150 é o carro mais vendido nos Estados Unidos em 2022

Cerca de 65% dos compradores das grandes caminhonetes, utilitários e SUVs no ano passado eram republicanos, em comparação com apenas 15% comprados pelos democratas, de acordo com uma pesquisa da empresa de pesquisa Strategic Vision.

E isso não tem nada a ver com a geografia do país porque as caminhonetes já dominam os grandes centros urbanos dos Estados Unidos. O que deixa isso ainda mais claro são os adjetivos usados pelos estadunidenses para descrever o que eles buscam em um carro: “agressivo”, “poderoso” e “robusto”.

SUVs e caminhonetes matam mais

À medida que os carros americanos aumentaram, o número de mortes de motoristas e passageiros dentro desses trambolhos caiu 22%. Mas o número de pedestres mortos envolvidos nos acidentes aumentou 57%.

De acordo com uma estimativa de Justin Tyndall, professor assistente de economia da Universidade do Havaí, mais de 8.000 pedestres poderiam ter sido salvos entre 2000 e 2018 se os norte-americanos tivessem optado por veículos menores.

cadillac escalade v 2023 vermelho frente lateral
8000 acidentes poderiam ser evitados se os estadunidenses comprassem carros menores (Foto: Cadillac | Divulgão)

A associação do individualismo com direção é letal. Quase um em cada dez motoristas e passageiros no banco da frente dos carros não usa cinto de segurança, e 45% dizem que costumam dirigir cerca de 24 km/h acima do limite de velocidade nas rodovias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 27 de fevereiro de 2023

“Cerca de 65% dos compradores das grandes caminhonetes, utilitários e SUVs no ano passado eram republicanos, em comparação com apenas 15% comprados pelos democratas, de acordo com uma pesquisa da empresa de pesquisa Strategic Vision.” O que isso tem a ver com o resto da matéria? Qual é mensagem que quer passar, não entendi.

Avatar
jose 8 de março de 2023

os republicanos são maus e os democratas fazem o L e querem salvar o mundo; se vc ´faz o L, sendo coerente, adotará medidas de amor que salvarão o mundo.

Avatar
Diego 8 de março de 2023

Isso não tem a ver. Não se trata de questão política, ao meu ver. O próprio Obama tinha um Ford Explorer assim que saiu da presidência, que é consideravelmente grande e beberrão. Nem em quem eu votei está em questão. Será que existe um perfil de consumo que demanda esse tipo de produto? Devem existir vários dados atrelados a esses que tem na matéria, mas eles sozinhos não dizem coisa alguma. Não consigo aceitar os seus argumentos como uma conclusão lógica porque nada aponta pra isso.

Avatar
Deixe um comentário