Carregar o celular no carro pode comprometer o aparelho

Especialista em tecnologia aponta que a melhor forma de carregar os eletrônicos é por um carregador com filtro de energia

celular carregando no carro pegando fogo
A porta USB pode ser um risco (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 17/03/2023 às 15h02

A tecnologia liberta, mas também cria dependências. Uma delas é  a necessidade de estar com o smartphone sempre carregado. Quem fica muito dentro do automóvel costuma utilizar os mecanismos do veículo. Mas uma empresa especialista em tecnologia afirma que carregar o celular no carro pode comprometer o aparelho.

Segundo a Nacional Smart, o ideal é utilizar um carregador veicular de qualidade e homologado pela Anatel, como o filtro de energia. Isso evita problemas como um possível curto-circuito na placa do telefone.

VEJA TAMBÉM:

A especialista ainda afirma que é importante entender que carregar o celular no carro significa utilizar a bateria do veículo como fonte de energia para o smartphone, o que pode acarretar em danos ao aparelho ao longo do tempo.

Monique de Ulhôa Canto, CEO e Co-Founder da empresa, alerta:

“Uma dica importante para melhorar a segurança é conectar o celular no cabo de carregamento somente após ligar o veículo. Isso ocorre porque é comum ocorrer oscilações na corrente elétrica ao dar partida no carro, o que pode danificar a bateria do celular e os componentes internos referente a ela na placa do seu aparelho”, comenta a especialista.

Entre outros riscos comuns associados a essa prática, destacam-se o superaquecimento, que pode levar a danos permanentes à bateria e ao desempenho do celular,  a voltagem instável, que é capaz de reduzir a vida útil da bateria e a corrente elétrica insuficiente ao utilizar USB, que pode prolongar o tempo de carregamento e ao longo prazo danificar o celular.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wesley 20 de março de 2023

Tem um erro grave aí… Corrente elétrica baixa, que culmina num longo tempo de carregamento, é muito mais benéfica ao celular do que um carregamento super rápido (turbo e afins). Essa Monique, CEO da Nacional Smart, está é querendo colocar medo e vender seus produtos caros. Ela não estava errada até cagar nessa parte. Não é necessário mentir para reforçar uma tese.

Avatar
Cadillata 18 de março de 2023

E só me avisaram agora?
Sacanagem.

Avatar
Renan 1 de fevereiro de 2024

Ia postar isso, mas você já fez, essa matéria é toda errada. Bastava dizer que um carregador vagabundo pode prejudicar por não fazer o stepdown correto da corrente da porta 12v do veículo. Agora falar que carregar celular no carro estraga é de lascar. O máximo que aconteceria seria queimar o CI de carga do celular se fosse um carregador vagabundo, mas jamais que isso estragaria o celular.

A única coisa que está correta é associar a alta temperatura da bateria a danos, mas isso é devido ao país que vivemos que é quente demais e deixar o celular exposto ao sol ou no console pode esquentar ainda mais enquanto estiver carregando.

Avatar
Carlos Andrade 18 de março de 2023

Complicado isso, pois a maior parte das multimídias só fazem emparelhamento do smartphone por cabo, quando também carregam o aparelho.

Avatar
Deixe um comentário