Carro 100% autônomo da GM deve chegar ao mercado em 2023

Em parceria com a empresa americana Qualcomm Technologies, GM trabalha em tecnologia que, em breve, tornará seus caros autônomos.

cadillac celestiq teasers
GM deve utilizar a tecnologia no Cadillac Celestiq (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
08 de janeiro de 2022 16:03

Os carros autônomos parecem uma realidade cada vez mais próxima. Modelos da Tesla já contam com piloto automático que, apesar de eficiente, ainda não é 100% autônomo.

Agora, outra empresa parece estar apostando nesse tipo de tecnologia: A General Motors. A GM anunciou esta semana que trabalhará com a fabricante americana de semicondutores Qualcomm Technologies, Inc. para alimentar seu novo sistema “hands-free driver-assist system” (ou assistência ao motorista com as mãos livres) Ultra Cruise.

VEJA TAMBÉM:

Como resultado da colaboração, a GM será a primeira montadora a usar a plataforma Snapdragon Ride da Qualcomm para tecnologias avançadas de assistência ao motorista.

O hardware que aciona o Ultra Cruise terá o tamanho de dois laptops e estará disponível a partir de 2023 em veículos como o Cadillac Celestiq. O dispositivo contará com dois SoCs Snapdragon SA8540P e um acelerador de inteligência artificial SA9000P para fornecer funções de controle de baixa latência em CPUs de 16 núcleos.

Ademais, ele também será capaz de fornecer computação de inteligência artificial de alto desempenho de mais de 300 Tera Operações por Segundo para processamento de câmera, radar e LiDAR.

“Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, o computador do Ultra Cruise terá a capacidade de processamento de várias centenas de computadores pessoais”, disse Ken Morris, vice-presidente de programas elétricos, autônomos e de células de combustível da GM.

A GM também optou por resfriar o pacote de hardware, a fim de torná-lo mais leve. A montadora diz que conseguiu se livrar das pesadas e ineficientes linhas de resfriamento térmico graças ao design de alta eficiência da Snapdragon Ride Platform.

Segundo a GM tudo permitirá que o Ultra Cruise leve você de porta em porta com as mãos livres em 95 por cento dos cenários.

Boris Feldman explica porque os veículos autônomos ainda não são totalmente confiáveis.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário