Carro elétrico movido a energia solar existe e chega ao mercado em 2023

O carro elétrico movido a energia solar foi um projeto desenvolvido pela Sono Motors, que deve chegar ao mercado em meados de 2023

sono motors sion energia solar carro eletrico
Modelho é falho, j[a que não pode rodar durante a noite (Foto: Sono Motors | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 04/11/2022 às 12h03

Com a chegada e popularização do carro elétrico, muita gente questionou se não seria possível desenvolver o projeto de um modelo que fosse recarregado através da energia solar, sem a necessidade de plugar à tomada para recuperar a carga.

E de fato, já existe um carro com um conceito parecido, o Lightyear One, mas ele também tem a opção de ser carregado na tomada. Mas, ao que tudo indica, a Somo Motors desenvolveu o primeiro veículo elétrico movido totalmente a energia solar.

A empresa aproveitou a Web Summit 2022 em Lisboa, Portugal, para apresentar o seu projeto que vai chegar ao mercado em meados de 2023.

VEJA TAMBÉM:

Batizado de Sion, o carro elétrico movido a energia solar será comercializado em 24 países e, por enquanto, não está confirmado para o Brasil. O modelo será produzido na na Finlândia e será equipado com células fotovoltaicas tão finas quanto um fio de cabelo, que serão responsáveis por absorver a energia solar e armazená-la em sua bateria de 54 kWh.

No entanto, nem tudo são flores. Laurin Hahn, CEO da empresa alemã, fez questão de reforçar um ponto importante: “Uma coisa muito importante que tenho que ressaltar. Não podemos dirigir este carro à noite.”

Isso se deve, obviamente, pela ausência do sol. Porém, isso também mostra uma desvantagem muito grande desse veículo que, aparentemente não consegue segurar a carga por muito tempo e, possivelmente, não deve conseguir rodar em dias de chuva também.

Durante a apresentação do carro elétrico movido a energia solar, Hahn disse que ao longo de 10 anos de desenvolvimento do projeto, cerca de 3 mil baterias foram testas até encontrarem o modelo ideal. E, além disso, a execução só foi possível por causa da melhoria na tecnologia de captação de energia solar.

Os custos da tecnologia solar baixaram 89% na última década e a eficiência aumentou 40%. Por isso agora conseguiremos colocar o Sion à venda pelo nosso site.

O preço não é dos mais baratos. O Sion pode ser adquirido pela bagatela de 29 mil euros (aproximadamente R$ 144,4 mil na cotação atual).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulino 17 de setembro de 2023

Isso é só preguiça na hora do projeto, ou então guardando tecnologia pra lançar na próxima versão um mais caro que não apresenta problemas a noite, pois era só acoplar nos motores um gerador elétrico pra suprir a bateria durante a noite, quanto mais rodar, mais gera a própria energia.

Avatar
Andre Rocha 4 de novembro de 2022

Não podem rodar à noite e durante dias chuvosos. Uma bateria resolveria o caso, apesar de encarecer o produto. Enquanto estivesse estacionado, estaria carregando gratuitamente… enquanto estivesse andando, utilizaria energia solar.. acabou o sol/iniciou chuva, automaticamente passaria para a bateria interna com uma certa autonomia, mesmo que pequena, para não deixar o cabra na mão…

Avatar
Deixe um comentário