Crescente no Brasil, mercado de elétricos e híbridos deve chegar a 100 modelos em breve

Mercado de carro elétrico está crescendo no Brasil e as montadoras se aproveitam disso para lançar mais modelos desse segmento no país

carro eletrico sendo carregado em wallbox
Compra de modelos eletrificados cresceu quase 60% no primeiro semestre de 2022 quando comparado ao ano passado (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
29 de junho de 2022 10:47

O Brasil caminha a passos tímidos rumo ao aumento de carros elétricos nas ruas por diversos motivos. Afinal, ainda falta estrutura para recarregar tantos veículos e eles ainda são extremamente caros no país. No entanto, mesmo com esses dois pontos jogando “contra”, o mercado de carros elétricos e híbridos cresce de forma consistente.

Enquanto o mercado, de maneira geral, está tendo problemas com baixas na venda, um levantamento divulgado pela CNN Brasil mostrou que a compra de modelos eletrificados entre janeiro e maio aumentou em 57,7%, enquanto o mercado total de automóveis e comerciais leves caiu 18%, quando comparado ao memso período no ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Agora, esse ‘novo’ segmento representa 2,3% das vendas totais do setor. Uma alta de 1,9%.

Existem alguns fatores que podem explicar essa evolução. A começar pelo combustível fóssil, que vem apresentando constantes altas em todo o mundo e tem pesado cada vez mais no bolso do brasileiro. Somado a isso, existem entusiastas que querem testar a nova tecnologia e aqueles que são amigos do meio ambiente e querem reduzir o número de emissões de C02.

Hoje, as fabricantes que atuam no Brasil, quando somadas, possuem uma gama de 70 modelos que estão divididos entre totalmente elétricos, híbrido e híbrido plug-in. E elas têm investido tanto por aqui, que esse número deve chegar aos 100 até o final do ano.

Carros elétricos, ou eletrificados, que chegam ao Brasil em breve

A Caoa Chery anunciou, recentemente, que tem um plano a médio prazo para que toda a sua gama de carros tenha motor elétrico no Brasil. Para 2022 ela revelou, recentemente, os eletrificados iCar e Tiggo 8 Hybrid Plug-in, além de confirmar uma versão híbridas leve do Arizzo 6 que estreia em agosto.

A também chinesa Great Wall Motors anunciou a produção de modelos híbridos flex, sustentando ainda mais a ideia de que a eletrificação está ganhando força no país. Somado a isso, a GWM vai distribuiu uma rede de 100 eletropostos no estado de São Paulo com recarga grátis e que poderão ser utilizados por qualquer marca.

A BYD (Build Your Dream) anunciou recentemente a chegada do sedan elétrico Han, que chega para concorrer na categoria de veículos premium para fazer frente a modelos da Audi, Porsche, BMW e Mercedes.

E também a General Motors anunciou que vai voltar com as vendas do modelo Bolt no Brasil em uma versão atualizada. Junto a ele estarão disponíveis versões da Blazer e do Equinox totalmente elétricos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 29 de junho de 2022

150% de quase nada é quase nada. Carro elétrico popular no Brasil talvez daqui 15 anos. Talvez…

Avatar
Deixe um comentário