Alemão quer trocar Audi, BMW e Mercedes por carros premium chineses

Pesquisa revela que consumidor alemão compraria carro premium chinês como BYD, Nio e Polestar ao invés das pratas da casa

byd song plus em rodovia
Consumidor alemão quer comprar carro premium chinês, mas faz exigências (Foto: BYD | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 01/12/2022 às 14h20

Não há como negar que a qualidade do carro alemão é inquestionável. Das generalistas Opel e Volkswagen, passando pelas luxuosas Audi, BMW e Mercedes-Benz, o automóvel alemão tem seu lugar em qualquer garagem. Mas os próprios alemães estão dispostos a apostar no carro premium chinês.

Isso mesmo, um estudo elaborado pela consultoria Berylls Strategy Advisors e o instituto de pesquisa de opinião Civey indica que 25% dos entrevistados, com faixa etária entre 30 e 39 anos, optariam comprar modelos de marcas premium chinesas no lugar das alemãs.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o estudo, trata-se de um perfil de público (da chamada geração Y) que as marcas de luxo alemãs vêm se esforçando para conquistar.

Modelos como Mercedes-Benz Classe A, BMW Série 2 e Audi Q2, foram projetados justamente para atrair esse perfil, que ainda não tem bolso para apostar em modelos mais sofisticados. No entanto, a eletrificação dos modelos asiáticos é o que chama atenção dos alemães.

Carro premium chinês

Marcas como BYD, Nio e Polestar (braço esportivo da Volvo) têm boa aceitação entre os alemães. Para a A BYD, a pesquisa chegou em boa hora.  A marca espera vender 120 mil unidades no mercado alemão em 2026.

No entanto, o estudo indica que o consumidor germânico se preocupa com autonomia e design.  O visual é um fator relevante para esse consumidor alemão, que ainda considera que falta identidade no automóvel chinês. O preço vem em segundo lugar na lista de prioridades.

polestar 3 2024 branco tres quartos frente
Até mesmo o Polestar 3, marca da Volvo, tem um design característico dos chineses elétricos (Foto: Polestar | Divulgação)

Por outro lado, quesitos como serviços digitais e conteúdos de comodidade, que são apreciados pelos consumidores chineses, não são prioridades entre os alemães.

Ou seja, o consumidor alemão quer saber se seu elétrico é capaz de ir e voltar sem riscos de faltar energia. E claro, tem que ser bonito. Afinal, quando se fala em carro premium, tem um fator emocional embutido na decisão de compra.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivan 2 de dezembro de 2022

Cada mercado com seus problemas que não faz sentido de existir

Avatar
Deixe um comentário