Carros elétricos podem perder mais de 30% de autonomia durante o frio

Chevrolet Bolt liderou a tabela ao perder 32% da autonomia; Jaguar I-Pace lidou melhor com a baixa temperatura e perdeu apenas 3% de alcance

carros elétricos perdem autonomia no frio
Autonomia volta ao normal à medida que as temperaturas sobem novamente (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 19/12/2022 às 11h02

Uma pesquisa envolvendo 7 mil carros elétricos concluiu que os modelos movidos a bateria podem ter uma baixa na autonomia durante as épocas mais frias do ano. O portal Recurrent foi o responsável pelo estudo, que analisou 13 modelos diferentes. Todos eles tiveram perda de rendimento em menor ou maior proporção.

O levantamento foi feito nos Estados Unidos e chegou à conclusão de que em épocas do ano em que as temperaturas ambiente chegam a -6ºC a autonomia de um Chevrolet Bolt, por exemplo, pode cair em até 32%. No entanto, vale ressaltar que, no caso do Brasil, essa baixa não seria sentida de forma tão acentuada, já que o país não costuma enfrentar invernos tão rigorosos.

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Essa queda no alcance dos carros elétricos durante o inverno é um incômodo considerável para os proprietários, afinal, eles precisam reprogramar seus planos de recargas durante essa época do ano. Contudo, esse déficit é temporário e não há prejuízo de longo prazo para sua bateria. Quando as temperaturas voltam a subir, a autonomia prevista para os veículos voltam ao normal.

Por que o carro elétrico perde autonomia no frio

De acordo com o portal responsável pela pesquisa, a perda no alcance acontece devido a fatores químicos e mecânicos.

Em temperaturas mais baixas as reações químicas e físicas acontecem de forma mais lenta, o que reduz a potência dos carros elétricos. O frio inibe as reações químicas e atua como resistência que retarda os processos físicos.

Além disso, os modelos zero emissões precisam produzir o próprio calor. No caso dos veículos a combustão, toda a energia que não é utilizada para empurrar o carro é transformada em calor residual e é pouco aproveitado. No frio, o motor a gasolina redireciona esse calor para aquecer a cabine.

O carro elétrico, por sua vez, tem um motor mais eficiente que não gera a mesma quantidade de calor. Nos dias frios todo o calor que está disponível no motor é utilizado para aquecer a própria bateria e, com isso, o aquecimento da cabine precisa ser feito de outra maneira. Geralmente elas acontecem a partir de um aquecedor que consome parte da bateria de alta tensão e reduz sua autonomia.

Veja quais carros elétricos perdem mais autonomia nos dias frios:

Modelo | Autonomia perdida

Chevrolet Bolt | 32%

Ford Mustang Mach-E | 30%

Volkswagen ID.4 | 30%

BMW i3 | 24%

Volkswagen e-Golf | 23%

Nissan Leaf | 21%

Hyundai Kona | 19%

Tesla Model S | 19%

Tesla Model 3 | 17%

Tesla Model X | 15%

Tesla Model Y | 15%

Audi e-Tron | 8%

Jaguar I-Pace | 3%

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