Celtinha: 5 curiosidades sobre o popular que bombou no Twitter

Descontinuado há oito anos, o Chevrolet Celta se tornou assunto quente no Twitter, durante a tarde de posse dos deputados federais em Brasília

celta 2002
Para-choque na cor da carroceria era raridade no Celtinha (Fotos: GM | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 01/02/2023 às 15h03

O Chevrolet Celta se tornou celebridade momentânea no Twitter, após o deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), chegar em Brasília para assumir sua cadeira na Câmera.

VEJA TAMBÉM:

A galera aproveitou que o “Celtinha” estava em alta e usou a expressão para alavancar suas postagens. Mas tem muita gente que não se lembra muito bem do Celta e vamos relembrar rapidamente.

O Chevrolet Celta chegou ao mercado em 2000, para ser o modelo de entrada da General Motors. Ele ficou em linha até 2015. Durante sua trejetória, sempre teve proposta espartana. Ele chegou a receber uma versão sedã, que foi batizada de Prisma. Mas confira outras cinco curiosidades do Celta.

Carcaça velha

Apesar de ter sido lançado em 2000, seis anos após a chegada do Corsa brasileiro, o Celta aproveita a plataforma da primeira geração do irmão, fabricada pela filial espanhola da Opel, entre 1982 e 1993.

opel corsa 1983 vermelho duas portas frente e lateral
Base do Celta foi derivada da primeira geração do Corsa europeu de 1982 (Foto: Opel | Divulgação)

Básico do básico

O Celta nasceu para concorrer para ser o Mille da General Motors, seu projeto era tão espartano que quadro de instrumentos comportava apenas velocímetro. Os trilhos dos bancos tinham as mesmas medidas do Corsa e os faróis eram bem afilados já que utilizava parábola simples.

chevrolet celta nomes carros
Em sua única reestilização, o Celtinha recebeu faróis e grade do radiador maiores

Apenas duas portas

Em 2000 a dinastia dos carros duas portas estava perto do fim, mas ainda era comum que modelos de entrada fossem oferecidas nessa configuração. O Celta só foi ganhar quatro portas em 2002, já como linha 2003.

Sem pressa

Quando o Celta foi lançado, ele era equipado apenas com motor 1.0 8v de 60 e arrastados 8,26 kgfm de torque. Toda essa “pujança” exigia eternos 15,5 segundos para o carrinho completar a tarefa do 0 a 100 km/h, segundo o fabricante.

Celtinha Off-Road

celta off road carnaval portal autopapo celitinha
Apesar da cara de mau, o Celtinha Off-Road estava longe de ser um guerreiro das trilhas

Depois de ganhar carroceria quatro portas, o Celta também surfou na aonda aventureira e recebeu a versão Off-Road, que trazia quebra-mato, estribos laterais e rack de teto. Para essa versão, era utilizado o motor VHC 1.0 de 70 cv bravos potrinhos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário