Central Multimídia pode ser perigosa e aumenta o risco de acidentes, alerta estudo

Revista sueca fez o teste com 12 veículos e concluiu que a central multimídia dificulta a operação de tarefas consideradas simples

novo bmw x6 central multimidia
Apesar de moderna, a central multimídia não é tão eficiente quanto os "ultrapassados" botões (Foto: BMW | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 19/08/2022 às 13h17

A central multimídia se fazem cada vez mais presente nos veículos, e hoje em dia é raro encontrar um carro que sai das concessionárias sem esse dispositivo. Afinal, essas telas – cada vez maiores – acabaram se tornando um critério de relevância para o consumidor na hora de comprar o automóvel e as montadoras estão apenas atendendo o desejo do consumidor.

De fato, o dispositivo é interessante e pode facilitar a vida do motorista em algumas ocasiões. No entanto, ela não é tão segura quanto os ‘ultrapassados’ botões. Ao menos é isso o que indica uma pesquisa feita pela revista sueca Vi Bilägare.

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O resultado, na verdade, não causa espanto já que as inúmeras funções disponíveis em uma central multimídia podem deixar o motorista meio perdido durante a condução.

Para realizar a pesquisa foram analisados 12 carros, sendo que 11 estavam equipados com a central multimídia e apenas um (Volvo V70 de 2005) possuia os botões analógicos em seu painel.

Todos os veículos foram levados a uma pista de aeroporto e precisavam se submeter a uma velocidade de 110 km/h e o motorista precisava realizar tarefas como mudar a temperatura do ar condicionado, escurecer a iluminação interna e mudar a estação de rádio, por exemplo.

Uma das aferições do teste era o ângulo em que o motorista precisava olhar para baixo para realizar os comandos. Em alguns carros (MG Marvel R Electric), o condutor precisava baixar a sua visão em até 56º para realizar a ação. O menor desvio de olhar registrado foi em 20º com o Mercedes-Benz GLB.

Ao fim do teste foi concluído que o carro mais difícil de operar a central multimídia foi o MG Marvel R. Para realizar as 4 ações que lhe foram propostas o motorista levou 45 segundos, percorrendo 1,3 km nesse tempo.

No Volvo V70, o mais eficiente no teste, foram necessários apenas 10 segundos e o modelo percorreu apenas 306 metros.

Carro Tempo para realizar as tarefas (segundos) Pontuação (1 a 5)
Volvo V70 (2005) 10,0 4,5
Dacia Sandero 13,5 3,75
Volvo C40 13,7 3,5
Subaru Outback 19,4 4
Mercedes Benz GLB 20,2 3,25
Tesla Model 3 23,5 3,75
Nissan Qashqai 25,1 4,25
Volkswagen ID.3 25,7 2,25
Hyundai IONIQ 5 26,7 3,5
SEAT Leon 29,3 3,25
BMW iX 30,4 4
MG Marvel R 44,9 2,5
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2 Comentários
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Roberto Henry Ebelt 19 de agosto de 2022

BORIS, tira-me uma dúvida: NÃO ERA PROIBIDO, pelo Código Brasileiro de Trânsito, ter TVs e assemelhados ao alcance da vista do motorista???

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Andre 25 de outubro de 2022

Que eu saiba ainda é, tanto que as telas não funcionam para rodar vídeos com o carro andando. Mas mesmo assim pululam na net ofertas de desbloqueio das centrais…

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