Chevrolet Bolt EUV bate recorde de autonomia no Brasil

A Chevrolet bateu o próprio recorde de autonomia do Bolt EUV após submeter o SUV elétrico a mais de um dia de testes em Indaiatuba

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Modelo percorreu mais de 900 km (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 11/05/2023 às 13h02

A Chevrolet bateu o recorde de autonomia do Bolt EUV, quando percorreu 901,8 km com uma carga completa em desafio de máxima eficiência energética que durou 28h30, em um teste que contou com mais de 70 pessoas entre clientes, concessionários e jornalistas – incluindo o AutoPapo.

A ação foi promovida em um circuito redondo de 4,5 km de extensão, e que simula uma reta infinita. Na tentativa de descobrir qual distância seria possível rodar com os 66 kW de energia da bateria, O Instituto Mauá, responsável pela auditoria do desafio, constatou que a Chevrolet atingiu 901,8 km com o Bolt EUV, quase o dobro da autonomia apontada pelo ciclo WLTP (456 km).

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No entanto, vale ressaltar que foi necessário utilizar inúmeras técnicas para reduzir ao máximo o consumo da carga. A média de deslocamento do carro era de 35 km/h. Além disso, fomos aconselhados a evitar acelerações e frenagens bruscas e a não utilizarmos recursos como o sistema de aquecimento dos bancos e volante ou o ar-condicionado.

Isso, somado à correta pressão dos pneus e até as condições climáticas e geográficas, colaboraram para o marco de 901 km.

Além de mostrar como um veículo elétrico pode ter uma boa autonomia de acordo com o jeito de guiar do motorista, o teste também serviu para dar uma ‘badalada’ no lançamento da Chevrolet que já chegou morto no Brasil.

A montadora já confirmou que o Bolt EUV vai deixar de ser produzido no exterior no fim desse ano, e, por isso, o Brasil vai contar com um lote de apenas 200 unidades. Ele chega pela bagatela de R$ 279.990. O SUV é equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque e m sistema capaz de regerar energia para a bateria em frenagens e desacelerações, que ajudam a ampliar a autonomia do veículo.

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3 Comentários
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Andre Rocha 11 de maio de 2023

Agora imagina você andar a 35km/h para viajar 900km por 28 horas… torturante perto da possibilidade de motores a combustão, que anda muito mais e abastece muito mais rápido!

Disse, repito e reafirmo: veículo elétrico só vai vingar de verdade o que que tiver grande autonomia com tempo de carga extremamente baixo! Antes disso não vai vingar!

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Rodolfo 11 de maio de 2023

Ótimo!
Agora gostaria de ver um teste em condições reais no trânsito caótico de São Paulo-SP no horário de pico e a autonomia na Rodovia Ayrton Senna – SP-070 a 120 km/h.

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Andre Rocha 11 de maio de 2023

Exato!

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