Chevrolet Silverado virá ao Brasil com V8 menos potente que as rivais

O motor escolhido foi o V8 5.3 de 360 cv, enquanto as rivais rondam os 400 cv; em compensação, o consumo deverá ser o menor do segmente

chevrolet silverado high country branca estrada de terra portal
A picape virá na versão topo de linha High Country (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/08/2023 às 09h32

Contrariando a todas as expectativas, a Chevrolet confirma o motor que virá na Silverado High Country vendido no Brasil. Esperávamos que seria o V8 escolhido seria o 6.2 de 426 cv, porém a marca optou pelo 5.3 de 360 cv e 53 kgfm.

Por isso, a Chevrolet Silverado será a picape grande com motor V8 menos potente do Brasil. Ela pretende compensar isso com economia de combustível: o modelo traz sistema de desativação dos cilindros.

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O nome disso é Dynamic Fuel Management System (sistema dinâmico de gerenciamento do combustível) e faz que apenas a quantidade necessária de cilindros funcione. Ou seja, a picapona pode rodar com apenas um cilindro se a situação permitir.

  • O funcionamento é instantâneo, se o motorista exigir todo o desempenho, todos os cilindros da Chevrolet Silverado serão ativados.
  • O computador que gerencia o sistema faz a análise 80 vezes por segundo para garantir essa eficiência.
  • Ele funciona através de um sistema eletromecânico, que pode desativar cada um dos 16 tuchos hidráulicos que operam as válvulas do motor.
  • Os sistemas de desativação de cilindros anteriores desativavam sempre metade dele, como o que a Honda utilizava em seu V8 ou o da Chrysler no V8 Hemi. Esse da Chevrolet Silverado trabalha com 17 padrões diferentes de acionamento dos cilindros.
  • A Chevrolet Silverado será exposta ao público pela primeira vez na Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio (RS) entre os dias 26 e agosto e 3 de setembro.
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2 Comentários
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jaime 9 de agosto de 2023

A GM fez uma besteira das grandes. Avaliou errado o mercado nacional. Colocou-o no mesmo parâmetro dos países vazinho que estão recebendo esse bloco de motor. Aliás, este tal DFMS está causando muitos problemas nos EUA, Canadá e México com quebras do motor ocoorendo de forma muito precoce. O motivo: o sistema faz inúmeras operações de liga desliga que acaba saturando e ocorrendo destruição severa. E o motor que tem ocorrido mais isto é, justamente, o 5.3. E o que menos têm ocorrido, o 6.2. Ademais, a perda destes 66cv e de 11kgfm é muito significativa para quem esperava ela com as configurações do 6.2, para ver se seria uma opção real à Rebel e à ram 3500. Não, não perdi a noção das coisas. Para determinadas aplicações rebel e 3500 são as únicas concorrentes possíveis. A outra poderia ser a 2500, mas eu vou partir para uma com diesel, vou logo na 3500 que tem configurações mais robustas. Carteira nem entra em discussão. isto é uma questão menor. E regras de condução para caminhões também não porque existem determinadas coisas que não dá para andar a mais de 90kms. Então, está dentro do comportamento de caminhão. E áreas de restrição em cidades só para umas poucas isto vale. e as pessoas que compram este tipo de caminhonete têm outros veículos para circular nesses lugares se precisarem. E detalhe: fiz as contas e a diferença de custo de combustível tomadas os alegados consumos em estrada de silverado (8,5) e 3500 (7,6) são favoráveis à Ram. Será preciso a Silverado ‘high’ ter preços de RAM Classic para ser competitiva e mesmo assim perdeu quem precisa de caminhonete potente e forte. 53kgfm é de s10, quem tem 51kgfm e é a diesel! Que asneira GM/CHEVROLET! Perdeu clientes!

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LEONARDO 25 de agosto de 2023

Grande mancada da Chevrolet. Quem paga mais de 500k em um carro, vai mesmo se importar com 1 ou 2 km/l a mais??? O que mais se ouve na roda de conversa? “meu carro tem xxx CV ou meu carro faz xx km/l”? pra mim, perdeu. acho linda a silverado.. mas 53 kgfm num caminhao desse, vai ser mais xoxa do q fiorino… tive uma S10 H.C. diesel, e o torque de 51 kgfm nao deixa ela tao rapida assim… imaginando aqui a silverado levando pau de fiat toro…

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