Cientistas criam combustível a partir de CO₂ e água com energia solar

Novo combustível permite converter dióxido de carbono (CO₂), água e luz solar em combustíveis sintéticos, como etanol e propanol

bomba tanque combustivel carro portal diesel e gasolina
Combustível apresenta uma densidade energética elevada (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 22/05/2023 às 16h03

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido, conseguiu criar uma tecnologia inovadora que replica o fenômeno da fotossíntese. Essa conquista permite a conversão direta de dióxido de carbono (CO₂), água e luz solar em combustível sintético de múltiplos carbonos, como etanol e propanol, tudo em um único processo.

Esses combustíveis inovadores, atualmente em fase experimental, apresentam uma densidade energética elevada, permitindo seu armazenamento e transporte de forma fácil. Além disso, foram feitos para serem compatíveis com veículos a combustão convencionais e postos de gasolina, dispensando qualquer modificação.

VEJA TAMBÉM:

‘Folhas artificiais’ e combustível sintético

  • O grupo liderado pelo Departamento de Química de Yusuf Hamied tem se dedicado há anos ao desenvolvimento de combustíveis sintéticos de emissão zero a partir de dióxido de carbono e água, utilizando a energia da luz solar.
  • Eles utilizam aparelhos que chamam de “folhas artificiais” e seguem um processo que, de certa forma, imita a fotossíntese das plantas.
  • No momento essa tecnologia foi alcançada apenas em escala de laboratório, mas os pesquisadores deram um grande passo no desenvolvimento de combustíveis sintéticos que pretendem ser a salvação dos motores de combustão.
  • A expectativa é que caso os cientistas consigam produzir esse combustível em larga escala ele chegue para os consumidores a um preço médio de R$ 15 o litro, cerca de 2,8 euros.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário