CNH de embarcações passa a ser digital, veja como acessar

Os  condutores amadores de embarcação agora terão acesso a carteira de habilitação por meio de dispositivos eletrônicos

cnh de barco digital portal
O documento físico continua valendo (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Lucas Silvério
Publicado em 28/09/2022 às 17h29

Agora os condutores amadores de embarcações poderão desfrutar de um privilégio já concedido aos motoristas de automóveis e veículos do trânsito terrestre. A Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) agora também será disponibilizada de forma digital. Essa CNH de embarcações pode ser acessada por meio do aplicativo do governo e tem a mesma validade que a versão física.

A iniciativa dessa CNH de embarcações foi inspirada pelos projetos que já faziam uso de aplicativos para portar o documento.

VEJA TAMBÉM:

A medida de tornar digital a CNH de embarcações servirá para economizar nas impressões de documentos físicos.

Segundo a Diretoria de Portos e Costas (DPC), em 2021 foram emitidas cerca 8,6 mil CHA por mês no país. A nova tecnologia irá reduzir o fluxo de atendimento presencial nas Capitanias de Portos, Delegacias e Agências da Marinha espalhadas pelo território nacional.

Para acessar a CNH de embarcações digital, basta instalar o aplicativo Meu.gov.br, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. A segurança e a validade jurídica do documento estão garantidas por meio do QR Code criptografado VIO, a mesma tecnologia utilizada nas diversas versões eletrônicas de documentos disponibilizados pelo governo federal. Esse QR Code pode ser lido e validado, por meio do aplicativo VIO, em qualquer ponto do planeta, mesmo que não haja conexão com a internet.

Quem não aderir a nova tecnologia poderá usar o documento convencional normalmente.

Categorias da CNH de embarcações

O termo “Amador”, na categoria da carteira, é o nome dado ao condutor habilitado a operar embarcações de esporte ou recreio, em caráter não profissional.

Para essa categoria de habilitação de amadores existem as seguintes divisões:

  • Capitão-Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.
  • Mestre-Amador – apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.
  • Arrais-Amador – apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.
  • Motonauta – apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
LUIZ HENRIQUE LOGERFO PUGLERINO 8 de novembro de 2022

BOA TARDE
JA ESTIVE NA CAPITANIA DE BARRA BONITA DIA 01/JUNHO/2022, FIZ A FOTO, PEGUEI O PROTOCOLO, E ATE AGORA NAO CONSEGUI A CARTEIRA, PRA LIGAR LA E UM SUFOCO, QDO CONSIGO, NAO TEM NINGUEM PRA ATENDER NO SETOR, AGORA ESTAO DIZENDO QUE NAO E MAIS IMPRESSA, MAS NAO CONSIGO ACESSAR PELO GOV.BR, QUE FAÇO, ALGUEM SABE ?

Avatar
wilson do nascimento 19 de outubro de 2022

como faço para ter a carteira arraiz amador impressa?

Avatar
Leonardo 29 de setembro de 2022

Segue vídeo da Marinha com maiores informações.

https://www.youtube.com/watch?v=GpSII5DSj8k

Avatar
CLÁUDIO 18 de outubro de 2022

ELES (DPC) PODERIA DIMINUIR O FLUXO DE PESSOAS NA CAPITANIA SE APANHASSEM A FOTO DAS PESSOAS QUE DESEJAM SE HABILITAR DIRETAMENTE DOS ÓRGÃOS DE IDENTIFICAÇÃO AO INVÉS DE FICAR SOLICITANDO QUE AS PESSOAS SE DIRIJAM AS UNIDADES DA DPC PARA CAPTURAREM SUAS IMAGENS, AS PESSOAS NÃO PRECISAM COMPARECER PARA RETIRAR AS CARTEIRAS MAS PRECISAM COMPARECER QUANDO VÃO PASSAR DA CARTEIRA ANTIGA PARA A NOVA OU QUANDO É A PRIMEIRA. SE OS DESPACHANTES FOSSEM OUVIDOS NESSE PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO ESSES PROCESSOS JÁ ESTARIAM BEM MAIS FÁCEIS E PRÁTICOS. QUEM PRECISAR DE UM DESPACHANTE E TIVER DÚVIDA POSSO DAR ENTRADA NA DOCUMENTAÇÃO OU FAZER O ASSESSORAMENTO. ESTOU ABERTO A PASSAR SUGESTÕES POIS UTILIZO O SISTEMA.

Avatar
Deixe um comentário