CNH de pessoas com mobilidade limitada pode sofrer mudanças

Mudança aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados visa melhor identificação para agentes e usufruto das vagas PcD sem transtornos

modelo novo da cnh carteira nacional de habilitacao fisica sendo segurada por jovem
A atualização vai também garantir, sem transtornos, o uso das vagas para PcD sem - que já é direito destes cidadãos (Foto: AutoPapo | Eduardo Rodrigues)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/05/2024 às 09h02

O Projeto de Lei 468/23, que altera a expressão “mobilidade reduzida” na CNH de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Espondilite Anquilosante, Fibromialgia e Esclerose Múltipla foi aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. A medida, segundo os deputados à frente dela, visa melhorar a identificação destes cidadãos.

VEJA TAMBÉM:

  • Objetivo é deixar claro na CNH a mobilidade limitada destes condutores.

A autora da proposta, deputada Fernanda Pessoa (União-CE), argumenta que é preciso assegurar que condutores com essas condições sejam facilmente identificados por agentes de trânsito, além de terem direito a usar vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O relator, deputado Zacharias Calil (União-GO), defendeu a aprovação do texto. Ele afirmou que a medida aplicada à CNH de pessoas com mobilidade reduzida deve ser vista como um meio de eliminar possíveis dúvidas sobre as limitações impostas ao sistema locomotor do ser humano por algumas doenças.

Essa definição afasta juízos subjetivos a respeito dos reais impactos das doenças na capacidade locomotora dos pacientes”, afirmou Calil.

  • O projeto que modifica a CNH de pessoas com mobilidade reduzida tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário