CNH social: 7.000 vagas para habilitação gratuita são abertas, no ES

A novidade que serve para adquirir a primeira habilitação ou adicionar uma categoria, está aberta até dia 20 de abril

quantas multas posso tomar Foto da CNH
Se inscreva no site do Detran (Foto: Laurie Andrade | AutoPapo)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/04/2024 às 10h02

O Governo do Estado do Espírito Santo anunciou mais uma edição do programa CNH Social, que disponibiliza 7.000 habilitações gratuitas aos jovens capixabas que desejam tirar as primeiras habilitações ou fazer alguma adição. As inscrições para a primeira fase, que conta com 3.500 vagas, vão até o dia 20 de abril.

VEJA TAMBÉM:

Quem organiza a seleção e os demais processos é o Detran (todas as inscrições devem ser feitas no site do órgão). Essas vagas são para a obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), além da adição de categoria A ou B para quem já é habilitado, e mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 06 de maio de 2024, às 12h, no mesmo site do Detran|ES. Este ano, 5% das vagas estão reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD), enquanto 8% serão destinadas aos egressos do sistema prisional em cooperação técnica entre o Detran|ES e a Secretaria da Justiça (Sejus). Vagas não preenchidas nessas categorias serão direcionadas para a ampla concorrência.

O governador Casagrande destacou a importância do programa CNH Social para reduzir desigualdades e proporcionar oportunidades de emprego.

O CNH Social é um programa que me alegra muito. Um programa que proporciona oportunidades às pessoas que mais necessitam. Essa é a razão da existência do serviço público. Nós queremos um Estado que seja eficiente, que tenha boas políticas públicas e o CNH Social é um programa que reduz a desigualdade. Quanta gente gostaria de ter uma carteira de motorista para trabalhar, mas não tem condições de arcar com esses custos. Por isso é muito bom ver quantas pessoas conquistaram um emprego após obter a CNH por meio do programa”, afirmou o governador Casagrande.

O programa tem impactado positivamente a vida de beneficiários como Jusciara Cristina Gama, técnica de enfermagem que obteve a CNH pelo programa em 2023 e agora atua como motorista de ambulância.

Eu sou da Bahia e mudei aqui para o Estado seis anos atrás em busca de melhorias e foi isso que aconteceu. Eu estava em casa assistindo ao jornal e vi que ia lançar o programa, entrei no site e me inscrevi. Um dia após o meu aniversário saiu a lista de selecionados e meu nome estava lá. Ganhei esse presente de aniversário. Essa CNH me dá mais oportunidades de melhoria de emprego. Em outubro, eu fiz a prova e em novembro eu já estava trabalhando como motorista da ambulância. Agora, com essa nova fase de inscrição, eu quero tentar fazer a categoria E para ter ainda mais oportunidades de empregos. A CNH dá independência para a gente, principalmente para a mulher. O programa é de verdade, dá oportunidade, eu recomendo que as pessoas se inscrevam e não desistam”, disse.

Para a cuidadora de idosos Magna Cristina Correia, de Vila Velha, a CNH Social está ajudando a realizar um sonho.

Eu tinha a vontade de dirigir carros maiores e eu vi nessa oportunidade do CNH Social a possibilidade de poder realizar esse sonho. Eu fiz para categoria D e quero chegar à categoria E para poder dirigir caminhão e trabalhar dirigindo pelas estradas do Brasil inteiro. Também fiz um curso especializado de Transporte de Escolar pelo programa. É um novo horizonte que está se abrindo para melhoria de emprego e de salário. Eu não acreditava que poderia conseguir ser selecionada, mas consegui de primeira e vale muito a pena tentar”, contou.

Os candidatos não selecionados inicialmente terão uma nova chance na chamada única de suplentes, a ser divulgada em 08 de julho de 2024 no site do Detran|ES. As inscrições devem ser feitas no mesmo site do programa CNH Social, com critérios como renda per capita, número de membros na família, entre outros, sendo considerados para a seleção.

Os selecionados no programa terão todo o processo de habilitação gratuito, incluindo exames, aulas teóricas e práticas, e a oportunidade de participar de cursos especializados para condutores profissionais, visando a capacitação e aumento da empregabilidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário