Como funciona o BMW que muda de cor? Tecnologia gera economia de energia!

Tecnologia é semelhante a usada em dispositivos como o Kindle e traz vantagens muito além das mudanças meramente estéticas

bmw ix flow muda de cor 2
Revestimento é chamado de E Ink (Fotos: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
07 de janeiro de 2022 11:34

Causou furor a apresentação na Consumer Electronics Show (CES 2022) a apresentação de um SUV da BMW que muda de cor. O iX Flow, como é chamado, é revestido com o E Ink e sua tonalidade muda ao comando do motorista.

Mas como o BMW que muda de cor funciona? A coloração eletroforética é baseada em uma tecnologia desenvolvida que é mais conhecida dos visores usados ​​em eReaders (aparelhos como o Kindle). Ou seja não é uma pintura, é como se fosse uma plotagem.

O revestimento de superfície do BMW iX Flow com E Ink contém muitos milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.

VEJA TAMBÉM:

Dependendo da configuração escolhida, a estimulação por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada.

Segundo a BMW, a “pintura” aplicada ao BMW que muda de cor tem inúmeras aplicações. As novas tecnologias proporcionarão um nível totalmente novo de liberdade de tomada de decisão no futuro.

“Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso toda vez que sentar no carro”, disse Stella Clarke, chefe de projeto do BMW iX Flow com E Ink .

“Semelhante à moda ou aos anúncios de status em canais de mídia social, o veículo se torna uma expressão de diferentes estados de espírito e circunstâncias da vida diária.”

Menor consumo

Uma cor externa variável também pode contribuir para o bem-estar no interior e a eficiência do veículo. Isso é feito levando-se em consideração as diferentes habilidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz do sol e a absorção associada de energia térmica.

Uma superfície branca reflete muito mais luz do sol do que uma preta. Consequentemente, o aquecimento do veículo e do habitáculo devido à forte luz solar e às altas temperaturas exteriores pode ser reduzido alterando o exterior para uma cor clara. Em climas mais frios, uma película externa escura ajudará o veículo a absorver visivelmente mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar condicionado do veículo. Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar o alcance.

No interior, a tecnologia poderia, por exemplo, evitar que o painel esquentasse muito.

BMW que muda de cor: quanto custa?

O BMW iX Flow é um carro-conceito e não tem previsão de chegar ao mercado, portanto não tem preço definido. A função do BMW que muda de cor é exibir a tecnologia que a BMW está desenvolvendo e que, em breve, deverá chegar às ruas.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jurandyr Santos 24 de janeiro de 2022

Boa noite. A Resolução Contran 292 paragrafo único, resolveria o problema da fiscalização relacionado a cor deste veículo no Brasil ?

Avatar
Deixe um comentário