Além de carros, Toyota está fabricando dedos artificiais

Ferramenta desenvolvida pela marca japonesa promete aumentar a segurança do trabalhador na linha de produção e do proprietário no uso diário

dedo artificial da toyota preso em engrenagem da maquina
Dedos artificiais da Toyota são similares aos humanos, são feitos com pele de porco e possuem um núcleo de aço inoxidável que simula um osso (Foto: Toyota | Reprodução)
Por Julia Vargas
Publicado em 01/05/2024 às 13h02

A Toyota é uma das mais tradicionais montadoras de automóveis do mundo, entretanto, nem só de carro está vivendo a gigante japonesa. A marca agora está investindo na produção de peças artificiais que imitam dedos humanos em favor da segurança de seus funcionários.

A Toyota é conhecida por seu processo de fabricação que prioriza a eficiência, utilizando robôs e mão de obra humana nos mesmos processos. Nesse cenário, os trabalhadores são responsáveis por apertar botões, puxar alavancas, manusear diferentes máquinas e por outras funções importantes para manter a linha de produção funcionando.

VEJA TAMBÉM:

Porém, os funcionários que fazem esse tipo de serviço estão sujeitos a acidentes, principalmente envolvendo as mãos e os dedos, que podem ser presos, beliscados ou até mesmo esmagados. Por isso, com o objetivo de reduzir o índice de lesões, como hematomas e lacerações, a montadora japonesa começou a fabricar dedos artificiais que serão utilizados pelos funcionários para aumentar sua segurança.

Essas novas ferramentas estão sendo desenvolvidas na cidade de Toyota, sede da empresa no Japão. As peças foram pensadas com a ajuda da Panasonic e do departamento de medicina da Universidade de Nagoya para zelar pelos trabalhadores da fábrica.

O projeto começou em 2018 pensando em uma maior proteção para as funções que envolvem peças duras e afiadas. Esses dedos artificiais são similares a dedos reais, feitos com pele de porco, para imitar a elasticidade e sensação de pele humana, além de um núcleo de aço inoxidável que simula um osso.

Dessa forma, esses itens permitem que os engenheiros ajustem e adaptem as forças que certas máquinas exercem durante o processo de produção. A Toyota ainda está fabricando variações que correspondem a idade e gênero.

Estudos com dedos artificiais da Toyota também vão melhorar experiência do proprietário

Os dedos falsos não estão contribuindo com melhorias somente para os trabalhadores da linha de montagem, mas também para os proprietários dos carros Toyota. A marca japonesa está utilizando essas ferramentas para desenvolver o design de novos modelos, principalmente tampas e pontos de aperto, para que sejam mais seguros e confortáveis.

Ainda pensando na segurança dos proprietários, os ‘dedos’ estão sendo utilizados para estudar soluções para possíveis acidentes que os motoristas e passageiros estão sujeitos. Um bom exemplo é ficar com o dedo preso no batente da porta do veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário