Challenger Demon 170 marca o fim do V8 na Dodge e usa etanol

Essa edição especial será limitada em 3 mil unidades e produz mais de 1.000 cv graças ao combustível de origem vegetal

dodge challenger srt demon 170 prata dianteira pista de arrancada levantando as rodas dianteiras
O carro sai de fábrica com a capacidade de tirar as rodas dianteiras do chão (Foto: Dodge | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/03/2023 às 17h02
Atualizado em 21/03/2023 às 22h17

A Stellantis já confirmou que o futuro do grupo está nos carros elétricos. A Dodge já mostrou o seu novo muscle car à bateria, mas por enquanto o assunto á despedida do V8 Hemi com o Challenger Demon 170: um monstro de 1.039 cv.

Essa edição de despedida será limitada em 3 mil unidades e traz números superlativos: a aceleração de zero a 96 km/h é feita em 1,66 segundo e o quarto de milha (402 m) é cumprido em 8,91 segundos com velocidade final em 243,2 km/h. É mais rápido que um Bugatti Chiron, mas custando bem menos.

dodge challenger srt demon 170 prata traseira em pista de arrancada
Os pneus Mickey Thompson foram feitos sob medida e trazem o mínimo de sulco para poder ser usado nas ruas (Foto: Dodge | Divulgação)

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Por causa desse desempenho, o Dodge Challenger Demon 170 já foi banido pela NHRA das competições de arrancada. Carros capazes de fazer o quarto de milha abaixo de 10 segundos precisam ter gaiola de proteção e paraquedas.

O motor V8 6.2 é baseado no Hellephant, que é feito pela Mopar para ser usado em carros preparados. Ele usa um compressor mecânico que desloca 3 litros. A potência de 1.039 cv é conseguida abastecendo o carro com etanol E85, que contém 15% de gasolina para dispensar o tanquinho de partida a frio. O torque é de 130,6 kgfm.

Quando abastecido com gasolina o número cai para “apenas” 912 cv e 112 kgfm. No Challenger Demon anterior a potência maior era liberada ao usar uma chave de ignição vermelha, no 170 o combustível é detectado automaticamente como nos carros flex brasileiros. O câmbio é automático de 8 velocidades.

dodge challenger srt demon 170 motor v8
Esse V8 é flex, pode produzir mais de 1.000 cv quando abastecido com etanol (Foto: Dodge | Divulgação)

Nem só de motor é feito o Challenger Demon 170

Para conseguir uma aceleração impressionante nas pistas de arrancada é preciso passar a força para o chão com eficiência. O Dodge Challenger Demon 170 traz pneus Mickey Thompson feitos sob medida montados em rodas de fibra de carbono.

Na traseira esses pneus tem 315 mm de largura enquanto na dianteira tem 245 mm. Por isso é possível diferenciar o 170 do Demon anterior pelos para-lamas alargados apenas na traseira.

Para finalizar, foi feito um trabalho de redução de peso. O Challenger Demon 170 traz apenas o banco do motorista, um sistema de som básico com tela para a câmera de ré (equipamento obrigatório nos EUA) e dois alto-falantes. O ar-condicionado também está presente e pode redirecionar o fluxo para o sistema de admissão, ajudando a gerar mais potência na hora de arrancar.

O preço desse carro superlativo é de US$96.666, cerca de R$ 505.901 em conversão direta. O valor é relativamente baixo para um carro com mais de 1.000 cv e capaz de despachar supercarros milionários na pista. Mas deverá esgotar em breve por ser o último V8 da Dodge.

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1 Comentário
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Antonio Donizeti Martins 21 de março de 2023

Só os pneus dele devem custar mais que o meu carro. E o pior, metade é imposto.

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