Elétricos da Volkswagen são barrados na alfândega dos EUA

Medida protecionista para evitar invasão de carros elétricos chineses respingou nos modelos alemães de Volkswagen e Porsche

Inicialmente as vendas serão feitas apenas na Europa
Componente da bateria dos elétricos da VW vem da China (Foto: VW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/02/2024 às 08h03

A Volkswagen tem sofrido com seus elétricos da família ID. Depois da queda de interesse que forçou suspensões temporárias de produção na Europa e o fato de não conseguirem concorrer com chineses mais avançados e baratos, a VW tem um novo imbróglio para resolver.

VEJA TAMBÉM:

Seus carros elétricos estão sendo barrados de entrar nos Estados Unidos. Isso porque o governo norte-americano colocou em prática uma resolução protencionista para evitar uma invasão de elétricos chineses por lá.

cargueiro de automoveis atracado em porto shutterstock
Medida protecionista fez com que elétricos da VW não pudessem deixar ser transferidos dos portos para concessionárias (Foto: Shutterstock)

A manobra faz parte da guerra comercial entre os dois gigantes. A China foi incluída no “caderninho” do Tio Sam, a chamada FEOC, sigla para entidades estrangeiras de interesse, em que também figuram Coreia do Norte, Rússia e Irã.

Volkswagen elétricos com visto negado

Mas o que os carros elétricos da Volkswagen têm com isso, se são feitos na Europa? Simples, o carro é montado na europa, mas componentes das baterias são produzidos na China.

E a medida determina que nenhum carro elétrico vendido nos Estados Unidos possa ter peças que venham da China. E no caso dos elétricos da VW, há uma substância química de origem chinesa. E isso foi o suficiente para que os modelos ID. exportados para os EUA ficassem presos na Alfândega.

Em contrapartida, o governo norte-americano iniciou uma campanha de incentivo para a compra de carros elétricos feitos nos Estados Unidos, assim como insumos locais. Para poder vender um elétrico por lá, o modelo deve ter pelo menos 60% dos componentes produzidos nos EUA.

O problema também atinge à Porsche. Modelos como o Taycan também utilizam a substância chinesa e também estão parados no porto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário