Uma das maiores empresas de entrega do mundo dava o golpe do velocimetro

Os veículos vendidos pela FedEx eram listados com uma quilometragem que poderia chegar a ser até 4 vezes menor do que a marcação

fedex truck 2 1536x1024 1
Os novos hodômetros eram instalados com leitura zero (Foto: FedEx | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 28/06/2023 às 17h02

A prática de reverter odômetros em veículos usados é adotada por fraudadores em todo o mundo, mas quando uma empresa de transporte multinacional está envolvida, a escala desse problema pode ser ainda maior. A FedEx foi acusada de comercializar veículos com leituras imprecisas de odômetro, vendendo-os a preços elevados que não correspondiam às suas verdadeiras condições.

Conforme descrito no processo, os demandantes alegam que a FedEx estava envolvida em uma prática sistemática e dissimulada de substituição de hodômetros em milhares de veículos usados em sua frota de entrega a diesel. Os novos hodômetros eram instalados com leitura zero, resultando na eliminação de centenas de milhares de milhas registradas anteriormente.

VEJA TAMBÉM:

Fraude da FedEx

  •  A FedEx utilizava as vans e caminhões de entrega por um determinado período, e depois supostamente os vendia a pequenos empresários desprevenidos, sem revelar a gambiarra nas leituras de quilometragem.
  • Em diversos casos, os veículos da frota da FedEx eram listados com uma leitura de 160 mil km, embora sua quilometragem real pudesse ser até quatro vezes maior.
  • Isso significava que muitos desses veículos da FedEx estavam consideravelmente além de sua expectativa de vida útil, o que resultava em problemas mecânicos inesperados.
  • O processo alega que as concessionárias da Holman Automotive tinham conhecimento da fraude nos odômetros, uma vez que tinham acesso ao software de monitoramento da FedEx e aos dados detalhados dos veículos.
  •  Embora não haja nada de errado em leiloar vans surradas, é crucial que o vendedor seja transparente e honesto sobre a história e condição dos veículos.
  • A fraude no odômetro da FedEx é considerada uma violação das leis federais e estaduais nos Estados Unidos, sendo descrita pelo Departamento de Justiça como um “crime prejudicial que rouba milhares de dólares de cada vítima envolvida”.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 29 de junho de 2023

País de terceiro mundo é assim.. não adianta.. sempre quer levar vantagem
Se fosse nos EUA ou Europa não aconteceria

Avatar
Deixe um comentário