Encontro de gerações: Kombi elétrica e a combustão ficam frente a frente em fábrica de São Paulo

Volkswagen promoveu o encontro entre as diferentes gerações da Kombi e deixou o modeo elétrico e a combustão frente a frente em planta de SP

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Kombi elétrica e a combustão se encontraram em fábrica em São Bernardo do Campo (Foto: Volkswagen | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 18/10/2022 às 10h12

A ID.Buzz, também conhecida como Kombi elétrica, foi lançada, em um primeiro momento, na Europa e nos Estados Unidos e em breve pode estar disponível no mercado brasileiro.

Fazendo uma espécie de turnê pelo país, a Kombi elétrica chegou ao Brasil para fazer uma participação no Rock in Rio e ficará mais um tempo por aqui para uma rodada de testes de engenharia. Além dos testes ela vai participar de exposições e encontros com diversos públicos e clientes em potencial.

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Aproveitando o passeio do novo modelo por aqui, a Volkswagen preparou um encontro de gerações, deixando a Kombi elétrica e a Kombi corujinha a combustão frente a frente na fábrica em São Bernardo do Campo.

A Corujinha o modelo que deu o pontapé inicial da Volkswagen no Brasil em 1953 e, de acordo com a montadora, ela fez  fábrica de Anchieta a sua casa. Em 1957, a linha em São Bernardo do Campo recebeu o furgão com 50% dos componentes brasileiros, conquistando o título de primeiro modelo da Volkswagen fabricado no Brasil e o primeiro a ser produzido fora da Alemanha.

A Kombi local tem a pintura saia-e-blusa combinando o Vermelho Calipso com o Branco Lótus e está em um estado de conservação praticamente perfeito. A fabricante voltou a tomar posse dela em 2012, quando foi comprada de um colecionador e retornou para a fábrica de Anchieta, onde foi completamente restaurada.

Desempenho da Kombi elétrica

As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW.

Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. A velocidade máxima é limitada a 145 km/h.

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1 Comentário
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Carlos 19 de outubro de 2022

Estive lá, seventeen mile drive.
Lindo local.

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