Estados Unidos proíbe circulação de 8.000 Hondas com airbags Takata

Um aviso foi emitido pelo órgão de fiscalização americano alertando para que carros da marca Honda e da Acura não sejam conduzidos

honda accord - Airbag Takata
Todos apresentam risco pelo airbag Takata (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 06/02/2023 às 15h02

A Honda e a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão administrativo de segurança rodoviária dos Estados Unidos, emitiram um aviso de “Não dirija” para modelos Honda e Acura que possuem airbags Takata, produzidos entre 2001 e 2003.

De acordo com as marcas, os airbags têm 50% de chance de explodir em caso de colisão, lançando estilhaços potencialmente mortais contra os passageiros.

VEJA TAMBÉM:

Estes são os modelos Honda e Acura que ainda podem ter os perigosos airbag Takata:

  • Honda Accord 2001-2002
  • Honda Civic 2001-2002
  • Honda CR-V 2002
  • Honda Odyssey 2002
  • Honda Pilot 2003
  • Acura 3.2 TL 2002-2003
  • Acura 3.2CL 2003

Para a administradora interina da NHTSA, Ann Carlson:

“Se você tem um veículo com um airbag Takata Alpha em recall, você deve consertá-lo agora – de graça. Esses infladores já têm duas décadas e apresentam 50% de chance de se romper, mesmo em um pequeno acidente. Não arrisque sua vida ou a vida de alguém que você ama – agende seu reparo gratuito hoje antes que seja tarde demais”, disse.

Os carros devem ser levados para recall. A NHTSA disponibilizou um canal de acesso para obter mais informações sobre a manutenção de segurança.

Airbags Takata

Os airbags Takata ficaram muito conhecidos pelo mundo por conta dos inúmeros óbitos e acidentes provocados quando, em colisões, ao invés de proteger os tripulantes, lançam estilhaços fatais em direção a eles.

Tudo isso é causado pelo deflagrador do equipamento de segurança (recipiente de metal que contém um químico gerador de gás). Ele é o responsável por expandir as bolsas de amortecimento.

Quando o carro bate, as bolsas inflam e absorvem o impacto dos passageiros. Entretanto, para estes airbags, no momento da colisão uma falha no deflagrador fazia com que ele explodisse e lançasse estilhaços metálicos contra as pessoas dentro do veículo, causando até a morte.

Até outubro de 2020, ano em que houveram muitos registros de acidentes com estes airbags, foram registrados no mundo todo cerca de 30 mortos e 300 feridos vítimas destas falhas de segurança.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 6 de fevereiro de 2023

Ué ! Mas não é um Honda ?

Avatar
Deixe um comentário