Europa não vai banir os motores a combustão em 2035; entenda

O que foi banido pela União Europeia foi a gasolina e o diesel; a partir de 2035 os motores a combustão terão que usar combustíveis renováveis

porsche 718 cayman gt4 rs amarelo lateral na neve movido a combustivel renovavel
A Porsche já está investindo em combustível sintético (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/02/2023 às 10h02

Nos últimos anos os carros elétricos vêm se popularizando e, de forma paralela, vários países e regiões criam incentivos para a popularização desses veículos. A Europa anunciou que irá banir os motores a combustão interna a partir de 2035, mas existe uma brecha para salvá-los.

A União Europeia quer cortar a dependência do petróleo, já que eles não possuem reserva desse líquido. Após 2035 os carros com motor a combustão ainda poderão rodar no velho continente, contato que sejam movidos a combustíveis renováveis ou sintéticos.

VEJA TAMBÉM:

Ou seja, motores não serão banidos em 2035 e os fabricantes não precisam abandonar seu desenvolvimento. Eles só precisam cortar 100% das emissões de CO2 até esse prazo. Isso significa que fonte do combustível sintético precisa compensar os poluentes emitidos pelos veículos.

toyota ae86 h2 concept
Hidrogênio também é alternativa (Foto: Toyota | Divulgação)

Mesmo com a Europa decidindo por não banir os carros a combustão em 2035, como muitos acreditariam que fosse acontecer, grandes fabricantes já anunciaram que só irão fazer elétrico a partir de 2030. A Volvo é uma das mais avançadas nisso.

Os grupos Volkswagen, General Motors e Stellantis apostam forte nos elétricos para o futuro, mas o grande volume que produzem é um desafio para isso. A Porsche já faz estudos em combustíveis sintéticos enquanto a Toyota não abandoa o hidrogênio.

Para nós brasileiro essa notícia é positiva. Como os elétricos ainda vão demorar a se tornar uma opção viável fora dos centros urbanos, a Europa não banir os motores a combustão indica que esses propulsores continuarão sendo desenvolvidos e nossos carros não vão parar no tempo.

Existe também a oportunidade de exportação do nosso etanol feito a partir da cana de açúcar. O plantio desse vegetal compensa as emissões dos veículos e também da produção do combustível.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 23 de fevereiro de 2023

Advinha o que vai acontecer com o preço do nosso etanol? Exatamente o que acontece com grãos, carne, dentre outros: vão ser vendidos aqui dentro a preço de exportação, fazendo com que a gasolina fique em preços estratosféricos (afinal utiliza-se “27%) de etanol) inviabilizando o nosso bolso em ter um veículo.

Avatar
Deixe um comentário